sábado, 19 abril 2025

I INTERNACIONAL

Hungria reforça apoio a Cabo Verde com sete milhões de euros para irrigação agrícola

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A Hungria assinou esta quarta-feira um acordo com Cabo Verde para disponibilizar mais sete milhões de euros ao programa de mobilização de água para a agricultura, reforçando a cooperação bilateral entre os dois países.

"Este passo de cooperação entre Hungria e Cabo Verde é significativo, é prova da boa liderança e gestão da primeira parte do investimento que foi feito", afirmou Ângela Moreno, presidente da empresa pública Água de Rega (AdR).

Em 2020, a Hungria iniciou uma parceria estratégica com Cabo Verde, com um financiamento inicial de 35 milhões de euros à AdR para apoiar o setor agrícola.

O novo financiamento, concedido pelo banco estatal húngaro Eximbank Hungary, será utilizado para expandir a rede de distribuição de água e melhorar as condições energéticas nas ilhas de Santiago, Santo Antão, São Vicente, Maio e Boa Vista.

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, apontou a importância de garantir a distribuição da água, já que, inicialmente, o projeto estava focado apenas na construção das infraestruturas para a produção.

Além disso, explicou que a necessidade deste reforço financeiro surgiu devido ao aumento dos preços no setor da construção civil e dos equipamentos.

"Nós assistimos a isto a nível mundial, muitos orçamentos acabaram por se deteriorar justamente dado ao aumento de preços e também dos transportes", referiu, apontando que, com o financiamento, será possível avançar com projetos que permitem transportar a água para distâncias superiores e garantir a irrigação.

O acordo foi assinado pela presidente da AdR e pela embaixadora da Hungria em Cabo Verde, Emília Fábián, que reafirmou o compromisso do seu país em fortalecer as relações políticas, económicas e culturais com o arquipélago.

"É um bom exemplo de cooperação e faremos o nosso melhor para concretizar este projeto", afirmou.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
18 hours 48 minutes

Mesmo abuso de poder a dois meses eles me cobrou 38 000$00 e aqua nao tinha por dois semana e ninguém estava na casa foi rec ...

JCF
1 day 3 hours

Os aeroportos são, por definição, lugares de chegada e acolhimento. Em Cabo Verde, tornaram-se palcos de exclusão silenci ...

Terra
2 days 9 hours

So agora tem lei para coitados mais nao ha para os politicos onde esta decreto casa de banho publico e agua Nho meste bay jun ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos