Autoridades brasileiras encontraram um pequeno barco à deriva com cerca de duas dezenas de corpos, que se presumem ser de refugiados do Haiti, no estado do Pará, localizado na Amazónia, informou hoje a Polícia Federal.
Segundo o jornal O Liberal, citado pela agência noticiosa Efe, que relata conclusões preliminares de um comissário da polícia local, há cerca de 20 corpos em avançado estado de decomposição e suspeita-se que possam ser "refugiados do Haiti", país que vive uma grave crise política, social e económica.
Uma equipa da Polícia Federal, que inclui um grupo de especialistas do Distrito Federal de Brasília, deslocou-se ao local para "descobrir quem eram as pessoas que estavam no barco" através de protocolos de identificação de vítimas de desastre.
"O número, a nacionalidade ou a causa da morte das vítimas ainda são desconhecidos", afirmou a corporação, em comunicado.
O barco foi encontrado na região conhecida como Salgado, no nordeste do Pará, onde existem diversas reservas protegidas e habitadas principalmente por comunidades tradicionais que vivem da pesca, das atividades artesanais e da pesca do caranguejo.
A Polícia Federal do Brasil indicou na nota que está a investigar o caso "em colaboração com vários organismos de segurança pública" do Pará, que apontou ao jornal que poderá tratar-se de um naufrágio.
Pescadores alertaram as autoridades ao se aperceberem do barco à deriva perto da cidade de Bragança, no estado do Pará, disse um porta-voz da Polícia Federal, citado pela agência France-Presse, especificando que a investigação deve confirmar o número exato de vítimas e as suas identidades.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments