quinta-feira, 21 novembro 2024

I INTERNACIONAL

Israel: Tribunal condena ex-ministro da Saúde que facilitou fuga à israelo-australiana acusada de 74 crimes de pedofilia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O tribunal penal de Jerusalém deu por concluído esta semana o julgamento do caso de "obstrução à justiça" em que foi réu o ex-ministro da Saúde Yaakov Litzman, de 74 anos, acusado de ter protegido e facilitado a fuga da alegada pedófila Malka Leifer. Mas vários setores da sociedade israelita no país e na diáspora australiana estão indignados com a pena suspensa e a "coima insignificante" que Litzman "aliado de Netanyahu" vai pagar.

 

Yaakov Litzman, líder do partido ultraortodoxo UTJ-’União da Torá Judaica’ e ex-ministro, teve de se demitir do assento parlamentar em janeiro deste ano. Foi a condição negociada com o tribunal de Jerusalém para que lhe mitigassem a pena.

Litzman foi indiciado em agosto do ano passado após uma investigação policial indicar que, como ministro da Saúde do governo de Netanyahu, "pressionou o corpo médico para falsificar as avaliações psiquiátricas de Malka Leifer, no intuito de travar a extradição" pedida pela Austrália contra a alegada pedófila.

Austrália: Julgamento de Malka Leifer arranca este mês

Em setembro de 2020, treze anos depois de ter com manobras jurídicas eludido a sua extradição, Malka Leifer foi extraditada (foto) e apresentada num tribunal australiano, como indiciada por 74 crimes de cariz sexual cometidos entre 2003 e 2008. As vítimas são oito menores que estudavam na secção feminina da escola de confissão judaica ortodoxa, na província australiana de Victoria.

O sistema de justiça israelita já tinha sido criticado pela alegada proteção de que Malka Leifer disfrutou durante mais de uma década. A ex-diretora da Adass Israel School(foto), escola religiosa ultraortodoxa em Melbourne, capital australiana, conseguiu durante anos evitar ser extraditada de Israel para a Austrália, o país que a acusa de ter cometido setenta e quatro crimes de agressão sexual a menores.

Fontes: The Times of Israel/Haaretz/abc.net.au/. Relacionado: Israel: Ministro da Saúde facilitou fuga à israelo-australiana Malka Leifer alegada pedófila, 20.ago.021; Israel vai extraditar agressora sexual para Austrália — Malka Leifer acusada de 74 crimes, 10.jan.020. Fotos(AP): A acusada é extraditada em 21.9.2020, ao fim de 13 anos de batalha judicial. Tribunal impôs ao ex-ministro da Saúde abdicar do assento parlamentar antes de lhe aplicar uma "pena leniente".

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 23 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 21 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 20 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos