terça-feira, 19 março 2024

I INTERNACIONAL

Estudantes preocupados com a crise política na Bolívia: Líder da JPAI apela ao governo para dispensar apoio aos cabo-verdianos residentes naquele país sul-americano

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os cerca de 80 estudantes cabo-verdianos que frequentam diferentes universidades na República da Bolívia pedem mais atenção por parte da Cidade da Praia por causa da grave crise política que se vive naquele país da América do Sul. O líder da JPAI, que esteve em contato com os alunos, tranquiliza os pais de que todos os seus filhos se encontram bem, mas reforça o apelo referido, pedindo ao governo diligências diplomáticas no sentido de fazer o devido acompanhamento da situação - tem de estar atento para, caso venha a ser necessária, proteger os estudantes.

Segundo declararam à RCV, os estudantes estão preocupados com a crise política que se vive neste momento na Bolívia. É que eles não estão a sair da casa, devido à insegurança generalizada que se regista no país. Isto na sequência de manifestações e confrontos entre policias, militares e adeptos do Presidente Evo Morales, que se demitiu do cargo, e a oposição da direita que já anunciou ter tomado o controlo do parlamento e, partir daí, a Presidência da República.

Em declarações a este jornal, o líder da juventude tambarina alerta ao Governo para a necessidade de se acompanhar a situação da crise que enfrenta a República da Bolívia, isto face ao número de estudantes cabo-verdianos radicados naquele país da América do Sul. ’’Infelizmente, não existe uma Representação Técnica e Diplomática de Cabo Verde na Bolívia. Neste momento, segundo informações que obtive de alguns estudantes que consegui contactar, temos aproximadamente 80 cabo-verdianos, incluindo, pelo menos, uma dezena de crianças que residem na Bolívia, estando a maioria no Departamento de Cochabamba. Queria igualmente tranquilizar a todos, que conforme me informaram, não há registos de nenhum incidente com qualquer jovem cabo-verdiano residente naquele país. No entanto, a situação em Bolívia reclama atenção e prudência dos cidadãos cabo-verdianos que ali vivem, bem como o devido acompanhamento do Ministério de Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, até que haja o restabelecimento da estabilidade política naquele País», avança Fidel Cardoso de Pina.

É de salientar que a República da Bolívia vive actualmente uma profunda crise política, após as últimas eleições, que culminou com a recente renuncia do cargo de Presidente da República por parte de Evo Morales. O país encontra-se com grandes manifestações e uma assentada onda de vandalismo que mereceu o apoio e a intervenção militar junto da policia para acalmar as fortes tensões politico-sociais. Em La Paz, a capital administrativa de Bolívia, mais propriamente no El Alto, é zona onde tem havido maior turbulência. De referir que Evo Morales encontra-se actualmente exilado no México.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Meu nome
3 days 17 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
4 days 11 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Jose Dias
11 days 19 hours

Basta as autoridades Russas emitirem mandados de captura contra os membros da TPI !

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências