sábado, 23 agosto 2025

E ECONOMIA

Presidente da República diz que Governo deve tomar medidas para ser consequente com recomendações do BCV sobre leilões do INPS

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O Governo deve tomar medidas para ser consequente com as recomendações do Banco de Cabo Verde (BCV) em relação ao leilão do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) para garantir a “transparência na gestão da coisa pública”.

Este é o posicionamento do Presidente da República, José Maria Neves, em relação ao leilão, que está a acompanhar com “muita atenção” o debate sobre esta questão.

“O Presidente da República tem que aguardar que os diferentes actores políticos façam o debate e tomem as decisões que são necessárias nesses contextos”, disse José Maria Neves, indicando que não conhece o relatório, mas que pelo comunicado do BCV, que é a entidade reguladora, “não houve transparência” no processo.

Segundo o chefe de Estado, todo o processo não é adequado para uma instituição pública como é o INPS, o BCV que regula o sistema financeiro não foi consultado e todo o processo “não foi transparente” e por causa disso o BCV insta as autoridades competentes a adoptar medidas, designadamente anulação de todo o processo.

O Governo, segundo José Maria Neves, não pode realizar, como disse o ministro das Finanças, a reunião entre o Banco Central, INPS e o próprio Governo para articular posições porque isso contraria a autonomia e Independência do Banco Central, por um lado.

Por outro, continuou, “é fundamental” que o Governo preste atenção na governança corporativa do INPS, que é um instituto público especial que gere recursos dos contribuintes e a gestão deve ser feita com “rigor e transparência, cumprindo as regras”.

“O Presidente da República aguarda que o Governo, neste quadro, tome medidas cabíveis em relação a este leilão e a forma como decorreu”, disse José Maria Neves.

Questionado sobre a inspecção à Presidência da República, o chefe de Estado disse que se trata de uma inspecção aos serviços administrativos e que o Presidente da República não acompanha directamente, mas que segundo informações do chefe da Casa Civil a inspecção já terminou e a presidência aguarda “tranquila e serenamente” os resultados.

 

A Semana com Inforpress

12 de março 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
21 hours 29 minutes

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 13 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 5 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos