sábado, 23 agosto 2025

E ECONOMIA

PM destaca aposta de Cabo Verde na economia azul e na agricultura em conferência no Japão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O primeiro-ministro destacou hoje no Japão que a agricultura e a economia azul constituem prioridades estratégicas para desenvolvimento sustentável do país para enfrentar desafios da insegurança alimentar, diversificação económica e aumento do comércio regional e internacional.

 

Segundo afirmou, o país está igualmente a apostar no fortalecimento do nexo água/energia renovável, com o objectivo de reduzir os custos da produção de água dessalinizada.Ulisses Correia e Silva apontou ainda o mar como fonte de recursos estratégicos para o desenvolvimento do turismo, da pesca, da aquicultura, da biotecnologia e do transbordo. 

 

 

Ulisses Correia e Silva participa na 9.ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD), que decorre esta semana em Yokohama, no Japão.

“Com tecnologias, investigação e conhecimento adequados, devemos produzir agricultura. Se chover, agradecemos a Deus; se não chover, utilizamos outras fontes de água para a agricultura. Este é o nosso propósito”, declarou Correia e Silva.

A mesma fonte realçou que a produção agrícola é essencial para reduzir a insegurança alimentar, diminuir as importações e reforçar a coesão territorial.

Durante seu discurso, o chefe do Governo sublinhou que Cabo Verde, tal como outros países africanos, sofre com secas severas, mas dispõe de um vasto território marítimo. 

Diante dessa realidade, reforçou o compromisso em investir na dessalinização da água, na reutilização de resíduos e águas residuais e na generalização da irrigação gota-a-gota para uso agrícola.

Segundo afirmou, o país está igualmente a apostar no fortalecimento do nexo água/energia renovável, com o objectivo de reduzir os custos da produção de água dessalinizada.

Ulisses Correia e Silva apontou ainda o mar como fonte de recursos estratégicos para o desenvolvimento do turismo, da pesca, da aquicultura, da biotecnologia e do transbordo. 

Lembrou que grande parte do emprego, dos rendimentos e das exportações nacionais provêm da economia azul e do turismo de sol e praia. 

A investigação, o desenvolvimento científico, a qualificação profissional e a promoção do empreendedorismo ligado à economia azul estão, segundo disse, no centro das prioridades nacionais.

Tanto na agricultura como na economia azul, acrescentou, abrem-se oportunidades para o investimento privado, apoiadas por ecossistemas que incentivam a inovação e a produtividade.

Por fim, o primeiro-ministro destacou o Japão como um parceiro estratégico para impulsionar o crescimento sustentável das economias africanas, pela sua experiência em conhecimento, tecnologia e cooperação pragmática, defendendo que essa parceria permitirá uma utilização mais rentável dos vastos recursos naturais de África. 

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
23 hours 22 minutes

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 14 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 7 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos