sábado, 23 agosto 2025

E ECONOMIA

Independências: Cabo Verde recebe chefes de Estado para festa alargada dos 50 anos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Quatro chefes de Estado confirmaram presença para a festa dos 50 anos da independência de Cabo Verde que inclui um programa cultural alargado com dezenas de artistas, na sexta-feira e sábado, dia oficial das celebrações.

 

O programa cerimonial vai decorrer no sábado, na cidade da Praia, e arranca às 09:00 (11:00 em Lisboa) com a tradicional deposição de coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral, seguindo-se uma sessão solene na Assembleia Nacional.Durante a tarde haverá um desfile das forças de segurança e para as 18:00 (20:00 em Lisboa) está agendada uma sessão evocativa com a intervenção de todos os chefes de Estado convidados para as celebrações, em frente ao Quartel Jaime Mota, no centro histórico da capital.

Marcelo Rebelo de Sousa, Sissoco Embaló (Guiné-Bissau), Diomaye Faye (Senegal) e o Grão-Duque do Luxemburgo, Henrique, confirmaram o lugar, disse hoje à Lusa fonte ligada às comemorações.

Amina J. Mohammed, secretária-geral adjunta das Nações Unidas, também deverá estar presente, assim como a primeira-ministra de Moçambique, Maria Benvinda Levy, acrescentou a mesma fonte.

O programa cerimonial vai decorrer no sábado, na cidade da Praia, e arranca às 09:00 (11:00 em Lisboa) com a tradicional deposição de coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral, seguindo-se uma sessão solene na Assembleia Nacional.

Durante a tarde haverá um desfile das forças de segurança e para as 18:00 (20:00 em Lisboa) está agendada uma sessão evocativa com a intervenção de todos os chefes de Estado convidados para as celebrações, em frente ao Quartel Jaime Mota, no centro histórico da capital.

Um programa paralelo de atividades inclui, na sexta-feira e sábado, conferências, exposições, mostras de cinema, um festival gastronómico e uma feira do livro, que se prolonga até dia 13.

Mais de duas dezenas de artistas vão animar três palcos com espetáculos no centro da capital nas noites de sexta-feira e sábado.

O Governo cabo-verdiano concedeu tolerância de ponto na sexta-feira.

A independência de Cabo Verde foi declarada a 05 de julho de 1975, numa cerimónia no Estádio da Várzea, na atual baixa da cidade da Praia, colocando fim ao regime colonial português no arquipélago.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
21 hours 13 minutes

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 12 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 5 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos