sábado, 23 agosto 2025

E ECONOMIA

Cabo Verde e Angola querem reforçar cooperação no domínio do mar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cabo Verde e Angola manifestaram esta terça-feira a necessidade de relançar a cooperação bilateral no domínio do mar, com destaque para a formação científica, investigação, capacitação de quadros e industrialização da pesca.

 

O ministro do Mar, Jorge Santos, também apontou o desejo de revitalizar os laços de cooperação na área do mar, começando pelas pescas, relançar a industrialização do setor, promovendo o investimento nos dois países.

 

 

"Acertámos revisitar os acordos e protocolos já assinados para serem atualizados numa próxima comissão mista, que estamos a prever para o próximo ano. Falámos de cooperação científica e de formação de quadros", afirmou o novo embaixador de Angola em Cabo Verde, Agostinho Tavares da Silva, na cidade da Praia, após reunir-se com o ministro do Mar cabo-verdiano, Jorge Santos.

O diplomata considerou que Cabo Verde "tem uma larga experiência" nos domínios do mar e da pesca e manifestou ainda o desejo de estreitar os laços com a comunidade angolana residente em Cabo Verde.

"Será uma das minhas prioridades. Fazer um trabalho de aproximação à comunidade, escutar as suas necessidades e prestar a assistência necessária", referiu.

O ministro do Mar, Jorge Santos, também apontou o desejo de revitalizar os laços de cooperação na área do mar, começando pelas pescas, relançar a industrialização do setor, promovendo o investimento nos dois países.

O governante referiu que Angola possui atualmente um dos navios oceanográficos mais sofisticados, instrumento que poderá ser integrado em redes de cooperação científica.

"Estamos nesse processo para ter a nossa própria embarcação. Queremos essa área de investigação da sustentabilidade do ecossistema oceânico e relançar a cooperação", acrescentou.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
21 hours 11 minutes

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 12 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 5 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos