domingo, 24 agosto 2025

E ECONOMIA

PR veta diploma sobre administração da justiça - TC confirma inconstitucionalidade de algumas normas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Por inconstitucionalidade de algumas normas confirmada pelo Tribunal Constitiucional (TC), o Presidente da República de Cabo Verde acaba de vetar o  diploma que consagra os princípios gerais da administração da justiça e regula a organização, a composição, a competência e o funcionamento dos tribunais judiciais e dos tribunais fiscais e aduaneiros.

«O Parecer n.º 2/2025, datado de 6 de junho de 2025, validou algumas das preocupações do Mais Alto Magistrado da Nação, ao pronunciar-se pela inconstitucionalidade de uma das disposições centrais do ato legislativo».Precisou que  o Tribunal Constitucional declarou a inconstitucionalidade da alínea b) do n.º 3 do artigo 2.º, "na exata medida em que determina que os tribunais fiscais e aduaneiros são tribunais de primeira instância".

Conforme a nota remetida a este jornal, a decisão, comunicada formalmente ao Presidente da Assembleia Nacional,  Austelino Correia, resulta de um pedido de fiscalização preventiva da constitucionalidade apresentado pelo próprio Chefe de Estado ao Tribunal Constitucional, no passado 20 de maio.

Revela a mesma fonte que o  Presidente Neves havia recebido o diploma em 12 de maio para promulgação, mas, ao identificar dúvidas sobre a conformidade de algumas das suas normas com a Constituição da República, solicitou o parecer do Tribunal Constitucional. «O Parecer n.º 2/2025, datado de 6 de junho de 2025, validou algumas das preocupações do Mais Alto Magistrado da Nação, ao pronunciar-se pela inconstitucionalidade de uma das disposições centrais do ato legislativo».

Precisou que  o Tribunal Constitucional declarou a inconstitucionalidade da alínea b) do n.º 3 do artigo 2.º, "na exata medida em que determina que os tribunais fiscais e aduaneiros são tribunais de primeira instância".

Para a chefia do Estado de Cabo Verde, esta decisão reforça a posição do Presidente da República quanto à necessidade de um rigoroso controlo da constitucionalidade dos diplomas.

Com base nos fundamentos deste parecer, «o diploma foi devolvido à Assembleia Nacional para os devidos efeitos», garantiu a fonte deste jornal.

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 5 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 21 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 13 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos