domingo, 24 agosto 2025

E ECONOMIA

Costa sublinha apoio da UE ao TPI após sanções de Washington a juízes

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, manifestou esta sexta-feira o “firme apoio” da União Europeia (UE) ao Tribunal Penal Internacional (TPI), após a decisão de Washington de sancionar quatro juízes da instituição.

"O Tribunal Penal Internacional não é contra as nações, é contra a impunidade. Temos de proteger a sua independência e integridade”, escreveu Costa nas redes sociais.

O líder da instituição que reúne os chefes de Estado e de Governo da União Europeia salientou também que “o primado da lei deve prevalecer sobre o primado do poder”.

Washington sancionou na quinta-feira quatro juízes do TPI, alegando que os processos que tinham iniciado contra soldados americanos e o Governo israelita eram ilegítimos e politizados.

“Não tomámos esta decisão de ânimo leve. Reflete a grave ameaça que representa a politização e o abuso de poder do TPI”, declarou o Departamento de Estado norte-americano em comunicado.

Dois dos juízes visados são Solomy Balungi Bossa e Luz del Carmen Ibanez Carranza, que estão por detrás das investigações do TPI sobre alegados crimes de guerra cometidos por soldados norte-americanos no Afeganistão.

Juntam-se também Reine Alapini Gansou e Beti Hohler, que autorizaram o TPI a emitir mandados de captura contra o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e o seu antigo ministro da Defesa Yoav Gallant.

As sanções resultam no congelamento dos bens e interesses dos visados que se encontrem nos Estados Unidos ou na posse ou controlo de pessoas no país.

O TPI é um organismo internacional permanente, com jurisdição para investigar e julgar indivíduos acusados de genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crime de agressão.

A semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 9 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
2 days 1 hour

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 18 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos