sábado, 19 abril 2025

E ECONOMIA

Cabo Verde promove nova plataforma que pretende alargar acesso ao crédito

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Governo de Cabo Verde lançou esta quinta-feira uma ação de promoção, por várias ilhas, sobre a nova plataforma de Registo de Garantias Mobiliárias, que pretende facilitar o acesso ao crédito por parte de pequenos negócios e empreendedores, indicou.

 

A plataforma RGM promete simplificar processos burocráticos, promover a transparência e segurança jurídica, alinhando-se com "as melhores práticas internacionais", concluiu.

O objetivo é "permitir que o acesso à plataforma vá além das empresas, podendo beneficiar também as famílias cabo-verdianas e investidores informais, ampliando, assim, o acesso ao financiamento", informou, em comunicado.

A iniciativa foi lançada há um mês (na Internet, em rgm.gov.cv) pela empresa pública Pró-Garante, permitindo que "bens móveis sejam usados como garantia para financiamento", como ferramenta de inclusão financeira.

Na prática, facilita o registo sob a forma de penhor, alargando o acesso ao crédito e incluindo públicos tradicionalmente excluídos dos sistemas financeiros convencionais.

A primeira ação de apresentação decorre hoje, na capital cabo-verdiana, Praia, junto ao mercado municipal, seguindo-se iniciativas no Mindelo, ilha de São Vicente (31 de março), São Filipe, ilha do Fogo (03 de abril).

A plataforma é “um tipo de instrumento utilizado em vários países em desenvolvimento para potenciar os mercados locais” e o Governo quer promover a sua utilização, indicou em comunicado.

A plataforma RGM promete simplificar processos burocráticos, promover a transparência e segurança jurídica, alinhando-se com "as melhores práticas internacionais", concluiu.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

luis abreu
9 days 1 hour

continue assim sr. ministro demorou sim demorou mas nunca é tarde para é nossa terra de esperança bem haja Jorge Figueired ...

Guineense
9 days 23 hours

Ah pois, claro... a Guiné-Bissau não tem patrulheiros com mais de 20 metros, não consegue controlar a pesca ilegal na sua ...

Cuxim
9 days 23 hours

Perante o que está a acontecer em São Vicente, é impossível manter-se calado. A população mindelense está literalmente ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos