O Presidente da República, Pedro Pires defendeu este domingo, durante o acto central da inauguração da Aldeia Turística “Sírio”, a elaboração de um plano de desenvolvimento turístico para a ilha do Fogo e para Chã das Caldeiras.
Pedro Pires afirmou que chegou altura da zona turística de Chã Das Caldeiras ter seu próprio plano de desenvolvimento turístico. O Chefe de Estado avançou que o potencial turístico em Chã é vasto e que é preciso pensar que tipo de turismo se adequa ao local. PP defendeu, por isso, que é necessário planificar para disciplinar as construções e a prática da agricultura.
“Se, de facto, a ilha do Fogo e a Chã das Caldeiras, em particular, quer um turismo sustentável há que apostar na diferença e na referência”, pontuou o presidente da República, para depois siblinhar que se deve começar pela construção de infra-estruturas mas também pensar no comportamento das pessoas e na qualidade dos serviços prestados.
Para Chã das Caldeiras, Pires defende um turismo em harmonia com a natureza, baseada na diferença. “Devemos conceber Chã das Caldeiras como uma aldeia do futuro, mas para isso é preciso disciplinar os investimentos de modo que encaixem com a natureza".
Pires realçou que é altura de criar uma organização para melhorar a qualidade dos serviços. É que, no entender do Chefe de Estado, é necessário uma melhoria significativa neste sector de turismo na ilha do Vulcão.
Além do turismo, o presidente da República falou num plano bem arquitectado para exportar os resultados agricultura e e pecuária da ilha do Fogo, de modo a que os produtos cheguem aos mercados consumidores com selo de qualidade.
Refira-se que Pedro Pires inaugurou a aldeia turística em Chã das Caldeiras. O edifício foi construído pela organização não governamental italiana (Cospe), no quadro do projecto “Apoio às comunidades de base da ilha do Fogo para a valorização dos recursos naturais e dos produtos locais”, em parceria com a Associação dos Agricultores de Chã das Caldeiras.
A nova infra-estrutura turística de Chã dispõe de seis quartos com 18 camas, todos com casas de banho. A unidade vai permitir o aumento da disponibilidade de quartos.
Estiveram presentes na inauguração o representante da embaixada Italiana em Dacar, Marco Platzer e presidentes das Câmaras Municipais de Santa Catarina do Fogo, Aqueleu Amado, e dos Mosteiros, Fernandinho Teixeira.
Nicolau Centeio
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments