sexta-feira, 18 outubro 2024

E ECONOMIA

Embaixador elogia intervenção de empresas de Angola em Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O embaixador angolano em Cabo Verde, que participou no Simpósio sobre Tarrafal, em Santiago, considerou como valiosa a intervenção de empresas públicas e privadas de Angola no desenvolvimento sócio-económico destas ilhas. César Kiluanje qualificou ainda de excelentes as relações entre os dois países, acrescentando que o crescimento económico e o desenvolvimento de Cabo Verde têm o apoio de empresas e do Estado angolano, que contribuem para a melhoria das condições de vida da população cabo-verdiana.

César Kiluanje destacou, em jeito de exemplo, as intervenções do Sonangol e do Banco Africano de Investimento (BAI) nas acções ligadas ao desenvolvimento económico do país. “Como sabem, Cabo Verde não possui recursos e se não tivesse o apoio da comunidade internacional, em particular de países amigos, entre os quais Angola, teria ainda mais dificuldades para resolver alguns dos seus problemas”, afirmou.

Sem avançar números, o embaixador adiantou que o volume de negócios é satisfatório, podendo crescer ainda mais nos próximos anos. E mais, garantiu, os cabo-verdianos se mostram satisfeitos com a atitude das empresas angolanas, que não olham a meios e investem no território, beneficiando os cidadãos locais.

Ainda no quadro das relações entre os dois países, César Kiluanje adiantou estar-se a fazer um esforço para transferir para Praia a representação da Transportadora Aérea Angolana (Taag), actualmente instalada na Ilha do Sal. “A maioria de cabo-verdianos que vão para Angola partem da cidade da Praia e da ilha de Santiago, então não faz sentido que a representação da TAAG esteja na Ilha do Sal”, reafirmou.

Mas esta pretensão está a encontrar resistência por parte da empresa de combustíveis Shell que pratica preços elevados para satisfazer as necessidades da Taag. “A diferença entre os gastos da Taag no Sal e o que poderá gastar na Paria é de cerca de 12 mil dólares. Portanto, está-se neste momento à espera que a Enacol conclua a construção dos seus depósitos na Praia para poder transferir a representação da TAAG para a capital do país.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Braga Maria Cobom di Nona
8 days 19 hours

Desta forma não vamos ter estabilidade na saúde na região Fogo/Brava.

D. G. WOLF
16 days 22 hours

A auto-ajuda é o refúgio dos falhados.

João Mendes
20 days 17 hours

Estamos a assistir a um hediondo crime apoiado pela América

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos