A Associação Maense em Portugal (AMP) promove desta sexta-feira, 17, e até 19 de Maio, em Soão João da Madeira, o XII Encontro de Estudantes Maienses em Portugal, com a presença do Presidente da República, no dia 18 de Maio.
De acordo com a AMP, José Maria Neves vai presidir à sessão solene de abertura do XII Encontro de Estudantes Maienses em Portugal, que acontece pelas 14:30, hora local, no Auditório do Paços da Cultura de São João da Madeira.
A abertura terá também uma conferência sobre a “importância da rede associativa para o sucesso académico”, presidida pelo Presidente da República e pelo presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Jorge Sequeira.
No XII Encontro de Estudantes Maienses em Portugal, que acontece pela segunda vez naquela cidade do Norte, conforme a agenda, haverá ainda uma gala de homenagem, visitas a museus e actividades recreativas, desportivas e de convívio entre os participantes.
“Neste ano em que comemoramos o 20º aniversário da nossa existência e os 29 anos de geminação com São João da Madeira, a escolha desta cidade para a realização desta celebração surgiu de forma natural, com o intuito de prestar uma justa homenagem ao município e a todos os intervenientes nesta caminhada de cooperação, onde tem abrangido campos de actuação como desporto, cultura, saúde, economia, educação, planeamento, urbanismo de entre outros”, lê-se na nota da AMP que a Inforpress teve acesso.
A comunidade maiense em Portugal organizou o seu primeiro encontro, em 2009, em Coimbra, “com um grupo de pessoas, residentes em diversas cidades portuguesas, com o objectivo de reflectir e discutir questões tidas como relevantes para a definição do rumo de desenvolvimento dos maienses, enquanto colectividade local”.
A Coimbra, sucederam, enquanto cidades anfitriãs, Braga (2010), Lisboa (2011) regressado a Coimbra, em 2012, e após a descontinuidade no ano de 2013, na edição de 2014, no Porto a Associação Maense em Portugal passa a assumir a organização do evento, que em 2015 aconteceu também em São João da Madeira.
Desde a sua criação, a Associação Maense em Portugal já apoiou milhares de jovens dos PALOP com formação, incluindo profissional, licenciatura e mestrado, em colaboração com quase três dezenas escolas do ensino superior e profissional portuguesas.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments