O conselho de administração do Banco Mundial aprovou um crédito no valor de 19,1 milhões de SDR (equivalente a 25,0 milhões de dólares americanos) para Cabo Verde, destinado ao sector da saúde.
Segundo nota do Governo, o crédito será direccionado ao Programa de Segurança Sanitária na África Ocidental e Central, Fase I, utilizando a Abordagem Programática Multifásica (MPA).
“Com a assinatura do Acordo de Financiamento do Projecto entre o Banco Mundial e o Governo de Cabo Verde, que se prevê para breve, o projecto entrará em efectividade e iniciar-se-á, de imediato, a sua implementação”, lê-se no comunicado.
O projecto, frisa a nota de imprensa, visa aumentar a colaboração regional e as capacidades dos sistemas de saúde para prevenir, detectar e responder às emergências sanitárias na África Ocidental e Central como um todo, particularmente em Cabo Verde.
Está estruturado em cinco componentes principais: Prevenção de emergências sanitárias; detecção de emergências sanitárias; respostas às emergências sanitárias; gestão do projecto e reforço de capacidade institucional, e componente de resposta contingente a emergências (CERC).
O projecto com abrangência nacional, sendo que algumas actividades, envolvem a construção e reabilitação de infra-estruturas, serão localizadas em áreas geográficas específicas, incluindo, Centro de Saúde de Monte Sossego (São Vicente); Centro de Saúde de Achada Igreja em São Salvador do Mundo-Santiago); Centro de Saúde de Cidade Velha em Ribeira Grande de Santiago (ilha de Santiago) e Centro de Saúde de Santa Catarina do Fogo, na ilha do Fogo.
O projecto envolve ainda construção e reabilitação do Depósito Regional de Medicamentos na cidade da Praia (ilha de Santiago); Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) em São Vicente; Laboratório de saúde animal e Centro de Diagnóstico de Santiago.
A aprovação do crédito, no âmbito do IDA, foi divulgada pelo Banco Mundial terça-feira, 30 de Janeiro.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments