sábado, 23 novembro 2024

E ECONOMIA

Transporte aéreo: Rumo à modernização dos aeroportos de Cabo Verde?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O governo de Ulisses Correia e Silva tem em mente reforçar não só a quantidade, mas também a qualidade dos transportes aéreos de Cabo Verde. Para o efeito, o Estado procede à modernização dos aeroportos com recurso ao know-how e aos investimentos do setor privado.

Por: Tiago Costa

O governo cabo-verdiano está a reestruturar progressivamente o setor empresarial do Estado. No cerne da sua estratégia está a questão aeroportuária. O porta-voz do governo e Ministro dos Assuntos Parlamentares Fernando Elísio Freire realça que «a economia aérea é muito importante para o desenvolvimento do nosso país» (1). Porém, a nossa insularidade obriga ao uso deste meio de transporte, que é dispendioso e representa um peso orçamental inegável na nossa economia e nos 122,8% de dívida pública (2). Embora o avião seja basicamente utilizado pelos mais ricos e estrangeiros, o impacto negativo seria sentido por toda a população. Tendo por base o êxito de um grande número de países neste domínio, o governo pretende, deste modo, concessionar os aeroportos do país – e os serviços de manutenção – a um concessionário privado. Para Jorge Benchimol Duarte, Presidente do Conselho de Administração da ASA, esta abordagem permitiria evitar a mobilização de fundos públicos, ao mesmo tempo que se beneficiaria do know-how, do mercado e da entrada de capital externo direto (3).

O apoio do FMI

Neste contexto, a recente privatização da TACV constituiu apenas um «instrumento de operacionalização de um programa muito maior». Tem em vista transformar Cabo Verde «numa grande plataforma aérea entre África, Américas e Europa», de acordo com o Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva (4). Além disso, a recente missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou estas políticas de privatização e referiu que as reformas deveriam continuar para manter o crescimento, melhorar o clima empresarial e atrair os investimentos diretos estrangeiros (5). Estes devem substituir os financiamentos públicos já concedidos nos serviços e nas atividades aeroportuárias, em particular, os já efetuados para modernizar o aeroporto de Praia. Para o Primeiro-Ministro, estes permitiram passar a dispor «de um aeroporto moderno com um elevado nível de eficácia, de segurança e de capacidade de expansão futura em termos de serviços e número de voos» (6).

Um futuro «hub» de referência

Porém, o Presidente da ASA considera que o aeroporto deixou de ser rentável e levará vários anos até atingir a viabilidade. Deste modo, a gestão privada poderá disponibilizar os capitais e o know-how para que o número de voos e o fluxo de passageiros cresçam, sendo que este é o principal objetivo do governo (7). Além disso, os referidos investimentos teriam um impacto direto na economia local com o aumento das necessidades, por exemplo, em termos de mão-de-obra e materiais de construção. Este aspeto está mais especificamente relacionado com a ilha do Sal, que o Estado pretende que passe a ser um «hub» aéreo e comercial de referência no centro do Atlântico. As primeiras etapas foram já traduzidas em atos: Cabo Verde iniciou voos entre Salvador e a ilha do Sal, tendo já sido inaugurados voos diretos entre a ilha do Sal e Milão, assim como Roma, no início de julho. Paralelamente, haverá novos voos a partir do país para Washington, Lagos, na Nigéria, e Luanda, em Angola (8). Estes voos seguem-se à abertura de outras ligações lançadas em outubro/novembro de 2018 no âmbito da privatização da TACV: Praia-Lisboa e, depois, Praia-Dacar (9).

Benefícios esperados

A prazo, a privatização dos serviços aeroportuários de Cabo Verde deverá apresentar várias vantagens para o país. A perícia e os capitais privados permitirão expandir os terminais, disponibilizar mais zonas de estacionamento para as aeronaves, prolongar as pistas e aumentar o número de aeronaves. Com os investimentos, será possível igualmente produzir, além dos equipamentos, mais bens e serviços de qualidade, contribuindo para reforçar a atratividade do território para que o turismo passe a ser a «vocação natural da ilha», segundo o Primeiro-Ministro (10). Esta opção reflete as recomendações de instituições como a OMC, o Banco Mundial e o FMI que elogiaram os esforços envidados por Cabo Verde, nomeadamente, as reformas que favorecem o setor privado, criam empregos e reduzem as desigualdades sociais. Esta opção pelo privado permitirá igualmente que o governo, livre dos constrangimentos orçamentais dos aeroportos, privilegie o investimento na educação e formação, na saúde ou, ainda, na segurança.


----

Notas

(1) https://www.asemana.publ.cv/?Novas-vagas-de-privatizacao-Governo-vai-alienar-10-das-accoes-da-TACV-SA-e&ak=1


(2) https://expressodasilhas.cv/opiniao/2019/07/01/voltar-se-para-fora-o-unico-caminho/64513

(3) https://expressodasilhas.cv/economia/2018/11/25/queremos-transformar-os-aeroportos-num-negocio-rentavel/61082

(4) https://www.dn.pt/lusa/interior/concessao-de-aeroportos-cabo-verdianos-avanca-este-ano----primeiro-ministro--10677300.html

(5) https://www.imf.org/en/News/Articles/2019/03/26/pr1997-cabo-verde-imf-staff-completes-2019-article-iv-mission

(6) https://www.governo.cv/concessao-dos-aeroportos-nacionais-ainda-este-ano-ulisses-correia-e-silva/

(7) https://opais.cv/aeroportos-governo-avanca-para-concessao-de-gestao/22/02/2019/

(8) https://www.aeroflap.com.br/cabo-verde-vai-iniciar-voos-entre-salvador-e-a-ilha-do-sal/, https://kiosquedaaviacao.pt/um-companhia-a-crescer-cabo-verde-airlines-voa-para-milao-e-roma/

(9) https://www.asemana.publ.cv/Privatizacao-da-TACV-Cabo-Verde-Airlines-anuncia-introducao-de-novas-rotas

(10) https://www.governo.cv/primeiro-ministro-quer-a-ilha-do-sal-como-um-hub-de-referencia/

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
10 days 20 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
12 days 19 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
20 days 18 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos