quarta-feira, 24 abril 2024

E ECONOMIA

Cabo Verde comemora Dia Mundial do Turismo com várias atividades

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Para as comemorações do Dia Mundial do Turismo, que é assinalado anualmente a 27 de Setembro, Cabo Verde tem agendado várias actividades com a finalidade de sensibilizar e consciencializar as comunidades locais sobre a importância do turismo no desenvolvimento do país.

Com o lema “Turismo e emprego: um futuro melhor para todos”, Cabo Verde tem levado a cabo várias atividades alusivas ao Dia Mundial do Turismo. As celebrações lideradas pela Organização Mundial do Turismo (OMT), visam, essencialmente, consciencializar a comunidade internacional sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo, e como o setor pode contribuir para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Um pouco por todas as ilhas as comemorações arrancaram, desde a passada terça-feira com início do curso de reciclagem para guias de turismo, nível 2, na ilha do Sal, tendo em vista aprimorar as competências dos profissionais no ativo.

O ponto alto das comemorações do Dia Mundial do Turismo aconteceu está sexta-feira, 27, em São Miguel, município escolhido para a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Direção-geral do Turismo e Transportes e (DGTT) e o Instituto do Património Cultural (IPC), com vista a criar condições básicas para que as duas instituições colaborem, no sentido de proteger, preservar, divulgar e promover o Património Cultural e a valorizar os recursos turísticos de Cabo Verde.

OMT clama para novas políticas para criar mais e melhores empregos

Para a Organização Mundial do Turismo (OMT), são necessárias novas políticas para maximizar o potencial do turismo e criar mais e melhores empregos, especialmente para mulheres e jovens. “Urge tomar novas medidas para refletir e incorporar os avanços tecnológicos em andamento”, sublinha em comunicado.

Na perspetiva do lema escolhido para este ano, a organização refere a importância do papel do turismo na criação de empregos, que considera ser, frequentemente, subestimada, apesar de o turismo gerar 10% dos empregos no mundo e de ser incluído no ODS-8 por seu potencial de criação de empregos decente.

Neste ano, que a efeméride é comemorado na Índia, a OMT refere que no setor de turismo, existe uma longa tradição de trabalhar isolado de outros setores económicos importantes, mas o caminho a ser seguido deve passar por uma abordagem mais holística do futuro do emprego no turismo, com ligações claras com outros setores importantes para o desenvolvimento económico.

“Os desafios relacionados ao emprego no turismo exigem políticas que criem emprego e incentivos para o empreendedorismo, especialmente para as mulheres, jovens e comunidades rurais, através da criação de centros de inovação turística, incentivos e programas que tragam novas empresas (start-ups), empresas líderes, investidores e governos para incorporar o turismo como um setor-chave nas agendas nacionais e multilaterais de emprego, educação e criação de habilidades, bem como no desenvolvimento económico em geral”.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Cristina Fiura
3 days 7 hours

Este Ministro é o Anão Digital do Governo. A Edna Oliveira é a toda-poderosa. O seu Ministério só tem um DG PSICOPATA.

Annyka Mendes
5 days 5 hours

Fogo! Quem é essa macaquinha ???

Amorim
8 days 11 hours

Oceanos versos Ambiente. Espera-se atuação eficaz da policia municipal , controlando barulho nos bares , botequins etc.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências