O Governo de Cabo Verde instituiu o dia 17 de maio como Dia Nacional das Peixeiras, como reconhecimento da importância da atividade para o país, de acordo com uma resolução do Conselho de Ministros de quarta-feira.
Segundo o documento, trata-se de “um reconhecimento pelo importante papel que [as peixeiras] exercem na transformação e comercialização dos produtos da pesca e pelo seu impacto na cadeia de valor da pesca e segurança alimentar do país”.
“O Governo reconhece todo o sacrifício feito pelas nossas peixeiras que, na grande maioria dos casos, são chefes de famílias monoparentais e são quem cria e educa os filhos”, acrescentou.
A data segue o exemplo do que já acontece “com o pescador nacional, que é celebrado num dia próprio”, a 05 de fevereiro.
A escolha do dia 17 de maio segue uma proposta da Associação Peixeiras do Mindelo, primeira associação de peixeiras do país, criada na mesma data, com o objetivo de lutar pela defesa dos seus direitos e organizar a classe.
A resolução aponta ainda como objetivo da instituição da data, “estimular a organização” do setor, “promover o empreendedorismo” e “chamar a atenção da opinião pública” para a valorização da atividade.
A Semana com Lusa
28 de Março de 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments