Os cortes de energia em Cabo Verde diminuíram 60% nos últimos 10 anos, bem como o seu tempo de duração, divulgou hoje a empresa pública cabo-verdiana de eletricidade, Electra.
Num comunicado sobre os indicadores do serviço e a evolução dos “blackouts” ("apagões") ocorridos entre 2014 e 2023, a empresa revelou que registou 210 cortes a nível nacional em 2014 e 85 em 2023, uma redução de 60%.
Houve também redução na duração dos cortes, que passaram de 13.789 minutos em 2014 para 3.857 minutos no ano passado.
Os dados não estão desagregados por municípios, mas, na ilha de Santiago, onde fica a cidade da Praia, a capital do país, registaram sete cortes em 2014 e quatro no ano passado, numa média de 6,4 por ano longo desses 10 anos.
O último corte de energia na ilha de Santiago foi registado na semana passada, tendo a empresa justificado com problemas na central elétrica da cidade da Praia.
A Electra destacou ainda os casos das ilhas de Santo Antão, que reduziu “de forma drástica” o número e a duração dos “blackouts” ao longo destes anos, com apenas um no ano passado, quando há 10 anos foram 30.
Em sentido contrário, registou-se uma “estagnação” em São Nicolau, que contabilizou 25 em 2023, apenas menos um do que há 10 anos.
“A ilha de São Nicolau deverá ser objeto de melhorias”, garantiu a Electra.
Para a empresa, essa “redução considerável” no número e tempo dos cortes de energia é “fruto do trabalho” que tem vindo a fazer a nível nacional.
“Infelizmente, alguns fatores continuam a contribuir e favorecer ainda a ocorrência destes cortes gerais”, lamentou a Electra, indicando que as perdas não técnicas e o furto e a fraude “têm contribuído para a deterioração das redes, colocando assim em causa o sistema elétrico”.
“Entretanto, essas perdas não técnicas têm sido objeto de acompanhamento contínuo da empresa, no sentido de proporcionar uma melhoria do serviço prestado, com um preço justo e de forma a garantir a sustentabilidade do setor elétrico”, frisou.
A Electra é responsável pela produção e distribuição de eletricidade em Cabo Verde através de 14 centrais térmicas, dois parques solares e um parque eólico.
A Semana com Lusa
07 de Março de 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments