sábado, 13 setembro 2025

D DESPORTO

BCA anuncia pacotes de apoio a São Vicente e entrega de donativo de cinco mil conto à autarquia local

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Banco Comercial do Atlântico (BCA) anunciou hoje um conjunto de medidas para apoiar São Vicente, “gravemente afectada” pelas chuvas na madrugada de segunda-feira, 11, com a entrega de um donativo de cinco mil contos à câmara municipal.

 

O banco anunciou ainda a criação de uma linha de crédito especial de um milhão de contos para pequenas e médias empresas da ilha, com condições facilitadas desde taxa de juros de 4,5%, isenção de comissões e prazos de até dez anos para investimento e cinco anos para operações de tesouraria.

 

Em declarações à Inforpress, o coordenador de Marketing e Comunicação do BCA, Edilton Rodrigues, disse que a instituição está a mobilizar recursos financeiros e linhas de crédito para contribuir com a recuperação económica e social da ilha.

Do pacote, consta um donativo de cinco mil contos à Câmara Municipal de São Vicente para auxiliar as famílias que enfrentam dificuldades provocadas pelas enchentes.

Além disso, conforme avançou, foi aberta uma conta solidária destinada a receber contribuições de cabo-verdianos residentes e na diáspora, disponível até 31 de Agosto, sendo o valor arrecadado destinado à edilidade para reforçar os esforços de recuperação.

No âmbito deste apoio, o BCA isentou as taxas de transferências internacionais feitas por imigrantes bem como de transferências bancárias, incentivando as remessas para auxiliar os familiares e comunidades locais neste período.

O banco anunciou ainda a criação de uma linha de crédito especial de um milhão de contos para pequenas e médias empresas da ilha, com condições facilitadas desde taxa de juros de 4,5%, isenção de comissões e prazos de até dez anos para investimento e cinco anos para operações de tesouraria.

Para famílias e empresas clientes do BCA, disponibilizou-se moratórias de até três meses no pagamento de créditos habitacionais e de investimento, mediante comprovação dos danos vigentes até o final de 2025.

Esta moratória, explicou, é para casos dos particulares que tenham crédito de habitação e que o imóvel tenha sido afectado pelas chuvas.

Com quatro agências instaladas em São Vicente, o banco reafirmou o seu compromisso com a comunidade e o desenvolvimento económico da ilha.

Esta medida, assegurou, visa apoiar a retoma das actividades, garantindo “total reestruturação e continuidade dos negócios”.

O pacote tem como objectivo ainda ajudar a minimizar os impactos da tragédia em São Vicente e contribuir para a recuperação das famílias.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 9 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 15 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
5 days 19 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos