sábado, 13 setembro 2025

D DESPORTO

Reviravolta  na bancada do PAICV: João  Baptista desiste de concorrer à  liderança

Votos do utilizador: 2 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O deputado João Baptista Pereira  desiste de  concorrer à  liderança da Bancada Parlamentar (BP) do PAICV, cuja eleição estava prevista  ontem,31 de julho. Em declaração a este jornal, Baptista, que antes tinha aceite o convite para continuar no cargo, revelou  que o tempo insuficiente  para a preparação do acto eleitoral - pouco tempo depois do debate sobre o Estado da Nação- e divergências na composição da Direção do Grupo, tendo em conta as orientações  da  lidernaça do partido e sua perspetiva pessoal, estiveram na origem dessa reviravolta.

 

 

João  Baptista disse que  informou Francisco Carvalho, que encontrou ontem com deputados do PAICV  no edificio onde funciona a Bancada Parlamenter, a sua indisponibilidade de concorrer ao cargo, isto depois de ter aceite o convite para tal.

Diante da falta de consenso na composição da nova Direção da Bancada Parlamentar – em causa esteve a manutenção de dois  vices presidentes e substituição  de outros dois -, o  processo deve voltar à  Comissão Política  Nacional que, conforme as normas internas, deverá  indicar um novo candidato ao referido posto e marcar uma  data para a eleição dos membros do GP. Isto se João Baptista não se reconsidar a sua posição, segundo desejam alguns dirigentes do maior partido da oposição - até ao fecho desta peça não  conseguimos obter mais informações da cúpula  do PAICV sobre o assunto, apesar de algumas tentativas neste sentido.

Conforme fontes deste jornal, o objetivo de se apostar em Baptista  visava consolidar a ampla convergência  e coesão interna conseguidas no último congresso ordinário e tendo em conta as estratégias de Francisco Carvalho  eleito como novo líder do PAICV. Isto tudo com foco nas próximas eleições legislativas, em que o maior partido da oposição quer ser alternativa clara à governação  de Cabo Verde a partir de 2026.

De recordar que  João Baptista chegou a anunciar, em 2024, a sua intenção  de não  se recandidatar ao cargo de lider da bancada do PAICV na Assembleia Nacional. Como consequência, surgiram duas candidaturas (Démis  Almeida e Luís Pires) àquele posto que não se concretizaram  por votos insuficientes – o primeiro não  conseguiu a maioria absoluta exigida e o outro não teve a aprovação da  indicação da liderança do então presidente Rui Semedo para que, conforme normas internas, pudesse concorrer  ao referido cargo, mesmo tendo-se disponibilizado para tal.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 11 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
5 days 17 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
5 days 21 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos