A direção da Federação da Austrália expressou que, por causa da publicação, a última a 10 de abril no Instagram e Twitter — com a qual o extremo quis exortar "bêbados, homossexuais e adúlteros", entre outros pecadores, ao arrependimento e à conversão "às leis de Deus" —, Israel Folau "deixou de representar o espírito do râguebi nacional", refere a BBC.
O mais famoso australiano do râguebi, Folau, termina assim a sua carreira, aos 30 anos, "por não ter compreendido" o que “o seu estatuto de estrela implica".
"Ele não pode partilhar nos social media algo que condena, insulta ou discrimina pessoas na base da respetiva orientação sexual”, expressou a direção em comunicado. O astro do râguebi é reincidente e tem vários posts do mesmo teor, como há um ano, em que "recebeu uma advertência séria".
Principal patrocinador apoia DE gay
A Qantas, companhia aérea de bandeira que foi considerada a melhor do mundo em 2018, é o principal patrocinador da federação australiana da modalidade, que se prepara para a 33ª edição do Campeonato Mundial de Râguebi, entre 20/9 e 2/11 no Japão, com 20 equipas de países na sua maioria anglófonos.
O diretor-executivo da empresa de transporte aéreo, Alan Joyce, declarou-se gay, o que pode ajudar a entender o comunicado emitido pela Qantas na sequência do post.
"É verdadeiramente dececionante. Tais comentários não refletem de modo algum o espírito de inclusão e diversidade que é nosso apanágio", disse a direção da Quantas.
A última publicação de Folau é uma entre muitas em que ele pregava o culto evangélico sobre a necessidade de arrependimento de "bêbados, homossexuais, adúlteros, mentirosos, fornicadores, ladrões, ateus, idólatras".
Primeira-ministra neozelandesa ao barulho
A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, condenou as publicações do australiano Folau – cuja esposa é Solonaima Maria Folau, estrela do Netball (derivado do andebol e basquetebol) neozelandês – que, dado o “seu papel de modelo para muitos”, com tais posições causa “danos irreparáveis”.
“Discordo totalmente do que ele disse e com a maneira como ele está a usar a sua plataforma", rematou Jacinda Ardern.
Fontes: BBC/The Guardian/ABC.au/
Terms & Conditions
Report
My comments