quinta-feira, 21 novembro 2024

D DESPORTO

Kitesurf/Wing-foil: Governo promete continuar a trazer mundiais ao país numa lógica de diversificação do turismo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo manifestou este sábado, em Santa Maria,  o interesse em trazer os circuitos de mundiais de kitesurf e wing-foil, enquanto importantes segmentos do turismo do desporto para Cabo Verde, numa lógica de diversificação.

O ministro do Turismo, Carlos Santos, deu estas garantias por ocasião da cerimónia de encerramento e de premiação dos atletas do I Circuito Mundial de kitesurf e wing-foil, realizado na Ponta Preta, onde revelou que o executivo enquanto patrocinador, vai continuar a apoiar este evento, por ser a melhor forma de continuar a fomentar o desporto.

“Pelas informações que eu tive foi o maior evento de kitesurf que aconteceu aqui na ilha do Sal”, referiu o governante, acrescentando que Cabo Verde tem uma das maiores praias para a competição destas modalidades náuticas, Ponta Preta, e que tudo será feito para que o país continue a receber a prova.

A ocasião foi ainda aproveitada para o governante enaltecer o trabalho levado a cabo pela GKA, organização do evento, assim como o “manager” do Nautics Sports Eventos, Djô Silva, pela sua importância na promoção da modalidade, bem como a todos os grandes atletas que têm levado o nome de Cabo Verde além fronteira.

Por sua vez, o presidente do Instituto do Desporto e da Juventude, José Eduardo dos Santos, disse que Cabo Verde está determinado em fechar o próximo evento do tipo muito mais cedo, numa base de sustentabilidade, não só como financiador, mas também como verdadeiros parceiros para que possa efectivamente promover a marca de Cabo Verde, trazer cada vez mais atletas, e mais turismo para o país, visando impulsionar os desportos náuticos em Cabo Verde.

“O Instituto do Desporto tem nos desportos náuticos uma das bandeiras de Cabo Verde e queremos, não apenas nestes desportos, mas também os outros desportos náuticos, impulsionados”, afirmou.

Já o presidente do GKA, Tom Hartman promotor do Mundial das modalidades de kitesurf e wing-foil, , voltou a sublinhar a excelência da organização do circuito de Ponta Preta, que o mesmo referiu como das maiores ondas do mundo para a prática da modalidade e agradeceu o entusiasmo da população cabo-verdiana, aliado ao desempenho dos atletas renomados de diferentes pontos do mundo, para o sucesso deste circuito.

Quem também estava eufórico pela forma como decorreu esta etapa do mundial foi o “manager” do Nautics Sports Eventos, Djô Silva, para quem Cabo Verde volta a dar um grande exemplo ao mundo, na organização, pelo quinto ano consecutivo, de um dos maiores eventos de kitesurf do mundo.

A I Etapa do circuito mundial de kitesurf, realizado em Ponta Preta, e encerrado oficialmente esta noite, foi conquistada pelos campeões do mundo em título, o ítalo-cabo-verdiano Airton Cozzolino em masculino e pela norte-americana Moona White em feminino, ao passo que na modalidade de wing-foil os vencedores foram o francês Maio Gueneló e a espanhola Elena Moreno.

Refira-se que na competição de kitesurf, Cabo Verde colocou dois atletas nos primeiros lugares do pódio, Airton Cozzolino (campeão) e o lendário Mitú Monteiro (segundo).

Os cabo-verdianos, Ailton Cozzolino e Wesley Brito, são os campeões do mundo em título nas disciplinas de kitesurf e wing-foil, respectivamente, em masculinos.

A Semana com Inforpress

 

25 de fevereiro 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 19 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 18 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 17 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos