Com um salto de 17,22 metros, o atleta luso-cabo-verdiano ficou em primeiro lugar na prova do triplo salto das Universíadas 2009.
Logo ao primeiro ensaio, Nelson Évora saltou para a frente da liderança com 17,09 metros. Mas, na volta seguinte, o cubano Dairon Fuente ultrapassou o internacional português, com 17,13 metros.
O campeão olímpico em Pequim 2008 não desistiu e à quinta e penúltima tentativa voltou à liderança, com mais um centímetro do que o seu rival (17,14 metros).
No último salto, Nelson Évora confirmou o favoritismo, com uma marca de 17,22 metros. Esta medalha de ouro foi a primeira conquistada por Portugal nas Universíadas 2009, a decorrer em Belgrado, capital da Sérvia.
No final do concurso, o atleta confessou à imprensa portuguesa que “é um motivo de orgulho e alegria ganhar esta competição”. “Se formos ver bem, esta é uma competição que se torna mais difícil de ganhar do que os Jogos Olímpicos, pois só existe uma ou duas oportunidades na carreira para o fazer, devido ao critério de ser estudante”.
“A prova não correu como eu queria, mas o mais importante é ganhar e estou bastante feliz por isso”, garantiu Évora. “Normalmente, os favoritos têm de fazer pela vida. Não há vencedores antecipados. Há que provar na pista e aqui provei-o. Felizmente”, concluiu.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments