A crise de liderança e a desorganização são os principais factores negativos que bloqueiam o desenvolvimento do desporto no Concelho da Ribeira Grande e em Santo Antão de forma geral. Essa constatação ficou patente nas discussões havidas no Fórum Desportivo realizado ontem, sexta-feira, 22, na Vila da Ponta do Sol.
O “Fórum Desportivo” foi realizado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG) com o objectivo de discutir e encontrar soluções para os problemas que afectam o desporto no concelho e em Santo Antão. Teve como lema: “Desenvolvimento do Desporto no Concelho da Ribeira Grande. Autarquias Locais e Associativismo – que tipo de intervenção” e fez parte do programa de que assinalava um Estádio “João Serra” requalificado e com novas valências, entre elas um piso com relva.
O Ministro-adjunto do Primeiro-ministro para a Juventude e Desportos, Sidónio Monteiro, foi o convidado de honra, mas também disseram presente ao acto responsáveis de instituições regionais do Estado, do Poder Local e da Sociedade Civil. Os responsáveis desportivos - futebol, voley, ténis, basquetebol, andebol e Atletismo-, para além da presença da selecção de Santo Antão também estava no seu terreno.
Sidónio Monteiro disse na sua intervenção que o desporto é uma das bases essenciais para o desenvolvimento de qualquer sociedade. “Eis as razões fundamentais porque o Governo têm um Ministério só para Juventude e Desportos”. Contudo, acrescenta: “para atingirmos os objectivos pretendidos, temos de entamar um processo de mais unidade, de esforços, entre o Governo, o Poder Local e as Associações Regionais das várias modalidades”.
Dois temas foram apresentados pelos técnicos Nuno Melício e João Manuel Pires. “Equilíbrio Emocional no Desporto – Inteligência Emocional dos Atletas e Dirigentes e como lidar com as críticas construtivas e destrutivas” e “Planificação de uma época desportiva”, respectivamente. Foram dois temas que despertaram grandes emoções e interesse nos presentes, em particular no seio da equipa técnica e atletas da selecção de Santo Antão.
Todos agradeceram-se a CMRG pela iniciativa, que consideraram "inédita", e concluiram que a crise de liderança, a desorganização e falta de conhecimento da “Lei do Mecenato” por parte das empresas privadas são, de entre outros, os factores negativos que bloqueiam o desenvolvimento do desporto no concelho e ilha, de forma geral.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments