quinta-feira, 23 maio 2024

OMS faz grande ação de vacinação contra a poliomielite em Angola

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que levou a cabo ações de vacinação contra a poliomielite em todas as províncias de Angola devido à baixa taxa de imunidade, de 60%, das crianças angolanas.

"Angola erradicou sucessivamente a circulação do poliovírus em 2015, mas a análise dos dados de cobertura da vacinação para a pólio oral bivalente e pólio inativa para o período desde 2022 até ao primeiro trimestre de 2023 mostra que a imunidade das crianças aos tipos 1, 2 e 3 do poliovírus é atualmente baixa, estimada em menos de 60%", lê-se num comunicado enviado à Lusa.

"O tempo para agir é agora", disse o representante da OMS em Angola, Humphrey Karamagi, acrescentando: "Todos temos a responsabilidade de apoiar os governos central e local para garantir que as nossas crianças com menos de cinco anos de idade estão vacinadas e protegidas contra a paralisia".

Durante as duas rondas de vacinação feitas em setembro, mais de 5,4 milhões de crianças até aos quatro anos foram vacinadas a nível nacional, numa ação que envolveu 38 mil profissionais de saúde em quase 8.500 equipas de vacinação.

"Quando um caso positivo é reportado, 200 crianças à nossa volta já estão infetadas; não podemos baixar a guarda, temos de continuar a vacinar todas as crianças", disse a coordenadora do Programa Expandido de Imunização, Felismina Neto, citada no comunicado.

A poliomielite é uma doença grave que pode causar paralisia irreversível, e é contraída, nomeadamente nos países em desenvolvimento, através da água contaminada por fezes humanas e afeta sobretudo crianças com idade inferior a cinco anos.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

liketerra
1 day 14 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Fred
2 days 15 hours

Sr Chefe E essas lojas que vendem bebidas e que os bêbados gritam para incomodar pessoas.. Vida saudável ???

rocha
7 days 8 hours

Em Cabo Verde e mesmo tchakota todos saonsaco da mesma******?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências