Moçambique começa hoje a nona campanha de vacinação contra a poliomielite, prevendo chegar a mais de 21 milhões crianças até aos 15 anos nos próximos quatro dias, segundo o Ministério da Saúde (Misau).
“Esta ronda vai decorrer de 13 a 16 de setembro e a vacina será administrada a todas as crianças e adolescentes que ainda não completaram 15 anos de idade, mesmo que já tenham tomado a vacina em campanhas anteriores ou nas unidades sanitárias”, indicou fonte do Misau.
De acordo com dados avançados à Lusa pelo diretor do Programa Alargado de Vacinação do Misau, Leonildo Nhampossa, para esta nona ronda estão disponíveis 25.665.180 doses da vacina oral, para um universo de 21.749.477 crianças e adolescentes a vacinar em todo o país.
Trata-se da segunda campanha de vacinação contra a poliomielite realizada em 2023 em Moçambique – a anterior foi feita em junho e mobilizou mais de 27 mil equipas no terreno - e depois de outras sete realizadas em 2022, ano em que foram registados 33 casos de poliomielite no país, sendo as províncias da Zambézia e Tete, no centro do país, as mais críticas.
Estas operações de imunização decorrem habitualmente porta a porta, em unidades de saúde, escolas, creches, locais de cultos religiosos, mercados e outros pontos de concentração de pessoas.
O Ministério da Saúde anunciou, em fevereiro, a realização de quatro rondas de imunização contra a poliomielite durante este ano, uma doença que não era registada no país desde 1992 e que surgiu depois de eclodir no vizinho Malaui.
A poliomielite é uma doença infecciosa sem cura que afeta sobretudo as crianças com menos de cinco anos e que só pode ser prevenida com a vacina.
Nalguns casos, pode provocar paralisia de membros.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments