quinta-feira, 23 maio 2024

Moçambique começa hoje a vacinar 21 milhões de crianças contra a poliomielite

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Moçambique começa hoje a nona campanha de vacinação contra a poliomielite, prevendo chegar a mais de 21 milhões crianças até aos 15 anos nos próximos quatro dias, segundo o Ministério da Saúde (Misau).

“Esta ronda vai decorrer de 13 a 16 de setembro e a vacina será administrada a todas as crianças e adolescentes que ainda não completaram 15 anos de idade, mesmo que já tenham tomado a vacina em campanhas anteriores ou nas unidades sanitárias”, indicou fonte do Misau.

De acordo com dados avançados à Lusa pelo diretor do Programa Alargado de Vacinação do Misau, Leonildo Nhampossa, para esta nona ronda estão disponíveis 25.665.180 doses da vacina oral, para um universo de 21.749.477 crianças e adolescentes a vacinar em todo o país.

Trata-se da segunda campanha de vacinação contra a poliomielite realizada em 2023 em Moçambique – a anterior foi feita em junho e mobilizou mais de 27 mil equipas no terreno - e depois de outras sete realizadas em 2022, ano em que foram registados 33 casos de poliomielite no país, sendo as províncias da Zambézia e Tete, no centro do país, as mais críticas.

Estas operações de imunização decorrem habitualmente porta a porta, em unidades de saúde, escolas, creches, locais de cultos religiosos, mercados e outros pontos de concentração de pessoas.

O Ministério da Saúde anunciou, em fevereiro, a realização de quatro rondas de imunização contra a poliomielite durante este ano, uma doença que não era registada no país desde 1992 e que surgiu depois de eclodir no vizinho Malaui.

A poliomielite é uma doença infecciosa sem cura que afeta sobretudo as crianças com menos de cinco anos e que só pode ser prevenida com a vacina.

Nalguns casos, pode provocar paralisia de membros.
A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

liketerra
1 day 15 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Fred
2 days 15 hours

Sr Chefe E essas lojas que vendem bebidas e que os bêbados gritam para incomodar pessoas.. Vida saudável ???

rocha
7 days 9 hours

Em Cabo Verde e mesmo tchakota todos saonsaco da mesma******?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências