quinta-feira, 14 novembro 2024

Guterres condena "impunidade quase total" que impede resolver guerras no mundo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O secretário-geral das Nações Unidas lamentou esta quarta-feira a “impunidade quase total” que existe no mundo, em que as potências se neutralizam umas às outras, impedindo que a comunidade internacional consiga resolver as várias guerras.

Em conferência de imprensa em Díli após um encontro com o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, António Guterres considerou que “ninguém hoje tem respeito por ninguém e por nada, não há respeito pela carta das Nações Unidas, não há respeito pela lei internacional e também não há respeito pelas potências”.

Segundo o secretário-geral, esta “impunidade quase total” faz que continuem guerras como a do Sudão, Médio Oriente, República Democrática do Congo ou Myanmar (antiga Birmânia), que a “comunidade internacional se tem mostrado impotente” para resolver.

Guterres defendeu, por isso, reformas “absolutamente essenciais” das instituições multilaterais para que seja possível garantir o respeito pela Carta das Nações Unidas e pela lei internacional.

O secretário-geral da ONU, que chegou hoje a Díli para uma visita oficial de três dias no âmbito das comemorações dos 25 anos do referendo que levou à restauração da independência de Timor-Leste, considerou que as divisões geopolíticas que hoje existem no mundo não permitiriam repetir noutros conflitos a unanimidade que se conseguiu na altura junto da comunidade internacional para a intervenção das Nações Unidas no país.

  A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
1 day 16 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
3 days 15 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
11 days 13 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos