sexta-feira, 12 julho 2024

Fundo de Pequenos Projetos do Camões apoia 16 ações em Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua vai distribuir cerca de 60 mil euros por 16 iniciativas em Cabo Verde ao abrigo do Fundo de Pequenos Projetos, disse hoje à Lusa fonte da instituição.

 

O Fundo de Pequenos Projetos visa minimizar necessidades nas áreas da educação, saúde ou outras do domínio social, identificadas por atores da sociedade civil e que não sejam enquadráveis noutro tipo de apoios da Cooperação Portuguesa.

 

Os projetos a apoiar foram escolhidos entre 89 candidaturas.

Entre as entidades beneficiárias, na lista publicada na Internet, estão as Aldeias SOS de Cabo Verde, a Associação Artística e Cultural Mindelact ou a associação Colmeia, dedicada a crianças e jovens com necessidades especiais.

Os projetos abrangem diversas áreas, tais como cultura, educação, direitos das crianças, saúde, ambiente, inclusão ou emprego.

O Fundo de Pequenos Projetos visa minimizar necessidades nas áreas da educação, saúde ou outras do domínio social, identificadas por atores da sociedade civil e que não sejam enquadráveis noutro tipo de apoios da Cooperação Portuguesa.  

O financiamento concedido a cada projeto ronda, em média, quatro a cinco mil euros, podendo ser substancialmente inferior e raramente ultrapassando os 10.000 euros, acrescentou a mesma fonte.

As dotações orçamentais anuais do fundo variam de acordo com a disponibilidade orçamental do Camões I.P., mas têm-se mantido relativamente próximas, a rondar entre 50.000 a 70.000 euros por ano.

O Programa Estratégico de Cooperação (PEC) 2022 – 2026, celebrado por Portugal com Cabo Verde, em março de 2022, reconhece as organizações da sociedade civil como “atores centrais no processo de desenvolvimento”.

Ao abrigo do atual PEC, o Fundo de Pequenos Projetos já distribuiu 167.776 euros.

Ao longo da vigência do PEC anterior, entre 2017 e 2021, foi concedido financiamento a mais de 90 ações e projetos, num total que ascendeu a 220.000.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
7 days 3 hours

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
14 days 1 hour

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
14 days 4 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências