quarta-feira, 17 abril 2024

Kriol Jazz Festival arranca quinta-feira na capital cabo-verdiana

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A 13.ª edição do Kriol Jazz Festival (KJF) arranca quinta-feira na capital cabo-verdiana com artistas de oito países, anunciou hoje o diretor do evento, com ambição de o fazer crescer no pós-pandemia.

"Os destaques para a edição deste ano (ver o Caderno Especial do Asamanonline no sitio Especial em cor azul, canto superior direito na primeira página do jornal) são três artistas internacionais. O brasileiro Hermeto Pascoal, um grande compositor do jazz brasileiro, o grande saxofonista Steve Coleman, dos Estados Unidos, e temos Salif Keita do Mali", disse à Lusa, José “Djô” da Silva, diretor da produtora Harmonia que organiza o evento em parceria com a Câmara Municipal da Praia.

O festival decorre até sábado no centro histórico da cidade da Praia e vai homenagear o compositor cabo-verdiano Ney Fernandes. 

O primeiro dia vai coincidir com o encerramento do Atlantic Music Expo (AME), a maior feira de música de Cabo Verde, que desde segunda-feira inclui conferências, expositores e espetáculos abertos ao público, também no centro histórico.

O programa de quinta-feira do KJF tem entrada gratuita e inclui o artista Jorge Pardo & Armando Orbón, de Espanha, seguidos pelo Soren Araújo Trio, de Cabo Verde.

O programa do segundo dia inclui Tibau Tavares (Cabo Verde) e Munganga Band (Áustria), Salif Keita (Mali), Steve Coleman (Estados Unidos) e o Afro Cuban Jazz Project (Cuba).

No último dia vão atuar Pret e Bronk com a voz de Jennifer Solidade (Cabo Verde), Hermeto Pascoal (Brasil), Kriolatino (Cuba/Cabo Verde) e Santrofi (Gana).

O preço dos bilhetes varia entre 3.000 escudos (27 euros) só para um dia e 5.000 escudos (45 euros) para dois dias.

O diretor da Harmonia afirmou que a organização "está a lutar para fazer o festival crescer a cada ano", após um interregno de três anos devido à pandemia de covid-19.

Djô da Silva sugeriu que o impacto do Kriol Jazz Festival e da Atlantic Music Expo na economia "deve ser medido através de um estudo".

"Esperamos que um dia o Governo faça um apanhado económico do impacto de eventos culturais em Cabo Verde. Eu penso que o Kriol Jazz Festival e a Atlantic Music Expo são o momento mais alto da cultura da cidade [da Praia], com muitas pessoas de fora, hotéis, restaurantes e aviões cheios. Isso é muito bom, mas merece ser avaliado e ter um estudo a sério sobre o impacto", sustentou.

Criado em 2009, o Kriol Jazz Festival faz parte do calendário cultural e turístico da cidade da Praia e de Cabo Verde, sendo um dos que coloca o país na rota anual de festivais internacionais.

A Semana com Lusa

2 de Abril d 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
6 days 2 hours

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
6 days 2 hours

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
6 days 23 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências