Cabo Verde irá apresentar nos dias 10 e 11 de setembro, na cidade da Praia, cerca de 28 projetos aprovados no âmbito do Programa INTERREG MAC (Madeira, Açores e Canárias) 2021-2027. Entre os projetos aprovados estão a inovação e a competitividade, a transição ecológica, o combate às alterações climáticas, a economia azul e circular e a prevenção e gestão de riscos e catástrofes, bem como o acompanhamento da mobilidade e da migração. Esta iniciativa, segundo o comunicado remetido ao Asemanaonline, é uma oportunidade para se dar a conhecer estes projetos, reforçar laços institucionais e evidenciar o papel de Cabo Verde como ponte estratégica entre a Europa e África, num quadro de cooperação assente na inovação, sustentabilidade e boa vizinhança.
A organização destas jornadas ocorre no âmbito do “Projeto estratégico ATLANTE de apoio à governação da cooperação do programa INTERREG MAC 2021-2027”, enquadrado na prioridade 3 “MAC Governação”. Esta iniciativa, de “grande alcance”, segundo o comunicado enviado, visa fortalecer a governação da cooperação e resulta de uma parceria entre a Madeira, os Açores, as Canárias e os sete países africanos da sua vizinhança que fazem parte do espaço de cooperação do programa: Mauritânia, Senegal, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana e São Tomé e Príncipe.
Conforme explica a fonte deste jornal digital, o programa INTERREG Madeira, Açores, Canárias (MAC) 2021-2027, cofinanciado pela Política de Coesão da Uniao Europeia-UE, consolidou-se nas últimas décadas como o principal instrumento para promover a inserção regional das RUP nos seus espaços geográficos de referência, evidenciando a relevância da cooperação regional e as relações de boa vizinhança para impulsionar o desenvolvimento económico sustentável e reforçar a estabilidade política.
O programa visa alcançar objetivos comuns em matéria de inovação e competitividade, transição ecológica, luta contra as alterações climáticas, mobilidade e governação.
Um dos seus principais desafios é o de capitalizar os resultados obtidos em períodos de programação anteriores, através da transferência e reutilização do conhecimento gerado, potenciando sinergias positivas.
As Jornadas de Apresentação dos Projetos Aprovados com Cabo Verde na 1ª Convocatória do Programa INTERREG MAC 2021-2027 é organizada pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional das Finanças e, mais concretamente, da Direção Regional dos Assuntos Europeus.
O evento reúne representantes dos projetos aprovados, representantes institucionais e parceiros regionais, nomeadamente um membro do Governo de Cabo Verde, o Secretário Regional das Finanças do Governo Regional da Madeira, Duarte Freitas, o Vice- Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, o Diretor Geral das Relações com África do Governo das Canárias, Luís Padilla, bem como os representantes da Autoridade de Gestão do Programa INTERREG MAC 2021-2027, Celia Alberto, e da Unidade de Cooperação Territorial da Comissão Europeia – DG REGIO, Marc Lobet.
A mesma fonte destaca a presença do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, João Queirós, bem como a Embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Ana Paredes Prieto, “num encontro que atesta a enorme relevância e o papel estratégico de Cabo Verde na cooperação territorial entre a Macaronésia e a sua vizinhança africana”, frisa.
A mesma fonte dá conta ainda da dotação financeira global de 169,9 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, atribuído ao programa INTERREG MAC no período (2021-2027). Desse valor, 154.45 milhões de euros se destinam a cofinanciar em 85% projetos de parceria entre a Madeira, os Açores, as Canárias e os seus parceiros africanos que fazem parte do espaço de cooperação do programa: Mauritânia, Senegal, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana e São Tomé e Príncipe.
A organização destas jornadas ocorre no âmbito do “Projeto estratégico ATLANTE de apoio à governação da cooperação do programa INTERREG MAC 2021-2027”, enquadrado na prioridade 3 “MAC Governação”.
Esta iniciativa, de “grande alcance”, segundo o comunicado enviado, visa fortalecer a governação da cooperação e resulta de uma parceria entre a Madeira, os Açores, as Canárias e os sete países africanos da sua vizinhança que fazem parte do espaço de cooperação do programa.
“O projeto ATLANTE destaca-se pela sua dimensão transversal e dá continuidade ao projeto HEXAGONE, implementado ao abrigo do INTERREG MAC 2014-2020. Está empenhado na criação de plataformas de diálogo e coordenação, grupos de trabalho temáticos (como o “Turismo Sustentável”) e ações de networking, assim como no incentivo à articulação entre diferentes instrumentos de financiamento europeu e internacional, como o “Europa Global” com um orçamento de 10 milhões de euros em 2025”, lê-se no comunicado.
Terms & Conditions
Report
My comments