O Presidente da República telefonou ao seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, a quem apresentou toda solidariedade, na sequência do acidente do elevador da Glória, em Lisboa, que causou 17 mortos, de acordo com o último balanço.
O elevador da Glória, gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.
“Nesta tarde, (quarta-feira, 03) houve, em Lisboa, Portugal, o descarrilamento do Elevador da Glória, tendo provocado 15 mortos e 18 feridos (5 em estado grave). Falei já com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, apresentando-lhe toda a nossa solidariedade, em meu nome e no do povo cabo-verdiano”, escreveu José Maria Neves na sua rede social de Faceboock.
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou ontem à tarde, pelas 18:04, (16:04 em Cabo Verde), na Calçada da Glória.
Segundo a Lusa, o escarrilamento provocou pelo menos 17 vítimas mortais, número avançado pelo INEM, e vários feridos em estado grave.
O elevador da Glória, gerido pela Carris, liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso de cerca de 265 metros e é muito procurado por turistas.
A Carris assegura, conforme avança a Euronews, ter posto em prática e respeitado "todos os protocolos de manutenção, nomeadamente a manutenção geral, que ocorre a cada quatro anos", bem como a "reparação intercalar, que é concretizada de dois em dois anos, tendo a última sido realizada em 2024".
A empresa anunciou ainda que "têm sido escrupulosamente cumpridos os programas de manutenção mensal, semanal e a inspeção diária", acrescentando que "abriu de imediato um inquérito, em conjunto com as autoridades, para apurar as reais causas deste acidente".
Por outro lado, a Euronews informou que o Ministério Público já fez saber que vai abrir um inquérito para apurar as causas do acidente, enquanto o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) informou que dará início a uma investigação, com a recolha de provas no local a arrancar esta quinta-feira, 04.
Terms & Conditions
Report
My comments