O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua abriu o período de candidaturas a apoios do Fundo de Pequenos Projetos, em Cabo Verde, até 21 de março, anunciou hoje a embaixada portuguesa.
O fundo tem apoiado financeiramente ações desenvolvidas por organizações da sociedade civil cabo-verdiana que contribuem para o desenvolvimento local e inclusão, minimizando necessidades nos setores da educação e da saúde, entre outros.
Em 2024, o programa distribuiu cerca de 60 mil euros por 16 iniciativas, escolhidas entre 89 candidaturas, complementando o leque de projetos apoiados pela cooperação portuguesa no arquipélago.
Entre as entidades beneficiárias estiveram as Aldeias SOS de Cabo Verde, a Associação Artística e Cultural Mindelact e a associação Colmeia, dedicada a crianças e jovens com necessidades especiais.
O financiamento concedido a cada projeto ronda, em média, quatro a cinco mil euros e as dotações orçamentais anuais do fundo variam de acordo com a disponibilidade orçamental do Camões I.P., mas têm-se mantido relativamente próximas, entre 50.000 a 70.000 euros por ano.
O Programa Estratégico de Cooperação (PEC) 2022 - 2026, celebrado por Portugal com Cabo Verde, em março de 2022, reconhece as organizações da sociedade civil como "atores centrais no processo de desenvolvimento".
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Report
My comments