sábado, 05 julho 2025

Arqueólogos conseguiram “surpreendentes” descobertas no complexo da Misericórdia na Cidade Velha – IPC

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As intervenções arqueológicas realizadas no Complexo da Misericórdia, na Cidade Velha, Património Mundial, iniciaram com importantes descobertas de vestígios com datação anterior à suposta data da sua construção, revelou esta terça-feira o IPC.

Segundo a Inforpress, a operação, que está a decorrer num dos maiores sítios históricos da Cidade Velha, Património Mundial, de acordo com uma informação revelada pelo Instituto do Património Cultural (IPC), na sua página nas redes sociais, está a cargo de uma equipa conjunta de arqueólogos nacionais e da Universidade Nova de Lisboa, sob a direcção de André Teixeira.

O principal objectivo desta intervenção, segundo o IPC, é a realização de escavações arqueológicas orientadas para a identificação e documentação, conservação e musealização de estruturas e artefactos de elevado valor histórico e cultural.

A mesma instituição lembra que este trabalho se reveste de “particular importância” no âmbito do projecto mais amplo de requalificação do troço que liga a Catedral à Misericórdia, integrado no Plano de Requalificação Urbana e Ambiental da Cidade Velha, financiada pelo Governo de Cabo Verde.

“A intervenção arqueológica configura a primeira fase deste projecto de requalificação, que é um dos oito financiados pelo Governo no âmbito do Projecto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul”, destaca, sublinhando que o mesmo é suportado pelo Banco Mundial e pelo Fundo do Turismo em mais de 300 mil contos.

Informa no mesmo sentido que, o concurso público para a execução das obras de requalificação encontra-se aberto até o dia 19 de Fevereiro, prevendo-se que os resultados da investigação arqueológica sejam determinantes para a definição das próximas etapas do projecto, refere a fonte deste jornal.

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days 13 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 1 hour

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos