quarta-feira, 13 novembro 2024

Biden pede a Netanyahu para concluir acordo de cessar-fogo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente dos Estados Unidos pediu ao primeiro-ministro de Israel para "finalizar o acordo" de cessar-fogo em Gaza, disse a Casa Branca sobre o encontro dos dois líderes em Washington.

 

Joe Biden "expressou a necessidade de preencher as lacunas restantes, finalizar o acordo o mais rapidamente possível, devolver os reféns às suas casas e pôr um fim duradouro à guerra em Gaza", no encontro com Benjamin Netanyahu, na quinta-feira, acrescentou.

Durante a reunião, Biden também discutiu a crise humanitária no enclave palestiniano, onde as autoridades israelitas devem "remover quaisquer obstáculos" ao fluxo de ajuda humanitária, restaurar os serviços básicos e reduzir os danos aos civis, de acordo com um comunicado.

 
Sobre as negociações, os EUA reafirmaram o apoio à segurança de Israel contra "o Irão e as milícias que lhe estão associadas", incluindo o palestiniano Hamas, o libanês Hezbollah e os rebeldes Huthis do Iémen.

Os dois líderes também se reuniram com vários familiares de cidadãos americanos raptados na Faixa de Gaza, incluindo a família Siegel, Alexander, Dekel-Chen, Naftali, Neutra, Goldberg-Polin e Chen.

O acordo em três fases pretende terminar o conflito no enclave, o que seria uma conquista para o legado do político Democrata, de 81 anos, que no domingo abandonou a candidatura à Casa Branca em favor da vice-Presidente, Kamala Harris.

Antes, também num encontro na Casa Branca, Harris disse a Netanyahu que "já é tempo" de o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas "ser concluído", manifestando "viva inquietação" pelas vítimas civis do conflito.

"Não podemos desviar o olhar destas tragédias. Não nos podemos permitir ser insensíveis ao sofrimento e não ficarei silenciosa", acrescentou.

Harris tem sido abertamente crítica com a forma como Israel conduz os ataques na Faixa de Gaza, que já causou mais de 39 mil mortos, e foi a primeira voz da administração Biden a exigir um cessar-fogo.

A vice-presidente, que também é presidente do Senado, foi a grande ausente do discurso do primeiro-ministro israelita no Congresso norte-americano.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
17 hours 31 minutes

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
2 days 16 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
10 days 14 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos