O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, acusou, esta quinta-feira, o Estado de falhar de ter cumprido com os munícipes e que a ilha “merecia mais”.
Cláudio Mendonça discursava durante a sessão extraordinária da Assembleia Municipal, no Auditório Luís Rendall do CAC, para assinalar o dia de Santa Isabel e do município, 4 de julho, na presença de figuras das esferas políticas, religiosas, sociais, empresariais e munícipes da ilha.
Considerando que a protecção dos interesses do bem público comum deve nortear qualquer Estado, e que gestão municipal é gerir necessidades e prioridades de desenvolvimento, o edil eleito pelo PAICV (oposição) assinalou que é isso o que se tem feito com o programa “Boa Vista merece mais” desde o início do mandato, enquanto que o Estado, criticou, “não tem cumprido com os munícipes”.
Já o p presidente da Assembleia Municipal, Walter Évora, ciente dos desafios e capacidades da ilha, afirmou que, apesar da retoma de algumas obras, são necessárias garantias do Governo de que não vão parar os trabalhos, sublinhando que os recursos que Boa Vista gera devem ser prioritariamente investidos na ilha.
Por sua vez, o representante do Partido Popular, Sérgio Corrá, fazendo um balanço da situação da ilha, afirmou que a Assembleia Municipal conseguiu fazer uma melhor fiscalização sobre o executivo camarário, permitindo uma maior participação dos eleitos municipais.
O representante da bancada do MpD, Tomilson Neves, afirmou que o desenvolvimento da ilha não acompanha o crescimento da população e avaliou como “fraco e negativo” o mandato autárquico, excepto para a “requalificação urbana, viagens nacionais e internacionais e realização de festas”.
A representante da bancada do PAICV, Denise Évora, disse tratar-se de um momento de retrospetiva sobre o passado, presente e perspetivas do futuro que se quer para o município, afirmando que em democracia as responsabilidades devem ser partilhadas, e que dos governos se espera cooperação e respeito pelo princípio de separação de poderes.
Convidada a participar da sessão extraordinária, a ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, no discurso de encerramento, falou da estratégia do Governo para o desenvolvimento integrado das ilhas.
A mesma disse que Boa Vista figura como um dos pilares fundamentais do país, tendo a indústria do turismo como motor do crescimento económico.
Acrescentou que foram introduzidas na agenda da governação medidas de mitigação das externalidades negativas do seu desenvolvimento, afirmando também que desde 2016 o Governo tem feito avultados investimentos na ilha, anunciando para breve o lançamento da empreitada da obra de reabilitação da asfaltagem da estrada para o norte da ilha.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments