O presidente da Assembleia Nacional (AN) da Costa do Marfim propôs nesta quinta-feira o reforço da parceria e implementação de acções concertadas e imediatas para superar os desafios e construir um futuro mais justo, durável e pacífico para os povos.
Durante a sua intervenção na sessão solene especial de boas-vindas, Adama Bictogo lembrou que o continente africano continua a ser confrontado com crises, desafios e enormes problemas a nível de segurança, mudanças climáticas e de estabilidade que necessitam e requer a colaboração acrescentada e acções concertadas de todos.
Segundo avançou, a desregulação climática, a crise energética e a mudança climática são desafios globais e que afectam particularmente os países africanos, e merecem uma especial atenção também a nível políticas ambientais ambiciosas que possam encorajar as iniciativas locais de transição e de resiliência climática.
Por outro lado, o presidente do parlamento da Costa do Marfim propôs um trabalho em conjunto para reforçar as instituições democráticas, promover uma boa governança e garantir a segurança das fronteiras, e através da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), agir e trabalhar para o retorno à ordem constitucional nos Estados que estão em conflitos armados.
“É a hora dos países da nossa sub-região deixar de lado suas divergências e concentrarmos naquilo que nos uniu, oferecendo às nossas populações a possibilidade de superar os desafios e de construir um futuro mais justo, mais durável e mais pacífico para os nossos povos e a nossa solidariedade regional deve ser o fundamento da nossa estabilidade e da nossa prosperidade”, precisou.
Adama Bictogo defendeu ainda o reforço a nível económico, social e político para fazer face aos desafios comuns a nível da CEDEAO, sobretudo na promoção da integração regional.
Segundo disse, a nova ordem geográfica e económica imposta pela guerra na Ucrânia e pelo conflito Israel-Palestina, a inflação financeira galopante, interpela os países da sub-região a reforçar as relações sul-sul, sendo que África é capaz de subir ao mais alto nível.
Adama Bictogo partilha da mesma opinião de que a instalação de uma linha aérea e marítima entre Abidjan e Praia poderá também ser um factor de aceleração de todas as componentes económicas e comerciais e levar ao reforço das relações entre os dois povos e países.
O presidente da Assembleia Nacional da Costa do Marfim, chefia uma delegação que se encontra em Cabo Verde numa visita de dois dias.
Durante o encontro na manhã desta quinta-feira, os dois parlamentares assinaram um protocolo de cooperação e à tarde efetuaram uma visita ao Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI).
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments