sexta-feira, 12 julho 2024

Austelino Correia considera que Cabo Verde e Costa do Marfim podem ajudar a relevar os desafios de África

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente da Assembleia Nacional considerou hoje que Cabo Verde e Costa do Marfim podem ajudar a relevar os desafios do continente, com criação de espaços de diálogo e concertação na promoção da democracia e boa governança.

Austelino Correia, que intervinha na sessão solene especial de boas-vindas ao presidente da Assembleia Nacional da Costa do Marfim, Adama Bictogo, que chefia uma delegação parlamentar para uma visita de dois dias a Cabo Verde, realçou que, em conjunto, os dois países podem contribuir também para o fortalecimento institucional da CEDEAO.

Austelino Correia, que realçou a importância desta visita para o reforço da cooperação entre as duas nações, sublinhou que a mesma se baseia no aprofundamento do conhecimento mútuo, na confiança pessoal e institucional, na partilha de interesses e na identificação de campos de actuação comuns e acções de trocas a nível dos países, mas também a níveis sub-regional, continental e global.

Realçou que os dois países são promotores e defensores da liberdade e da democracia, dos direitos humanos e do estado de direito, potenciam a iniciativa privada, partilham o desígnio de construir sociedades “dignas e prósperas” para os seus cidadãos e o sonho de uma África “pujante, dinâmica, solidária, unida, democrática e livre”.

Na mesma linha, almejam uma África que vá para além do reservatório de matérias-primas e recursos de baixo custo e seja um continente determinante é considerada na geopolítica global.

“Um espaço de livre circulação de pessoas e bens e serviços, um enorme mercado com potencialidades e recursos para potenciar a industrialização, o comércio, o emprego e a comunicação, em prol do desenvolvimento sustentável e da felicidade para todos os seus habitantes, mas que infelizmente enfrenta ainda enormes desafios como a segurança, a estabilidade política, os transportes e as comunicações, a educação, a pobreza, entre outros”, apontou.

Neste sentido, defendeu que é preciso apostar no reforço das relações bilaterais e da confiança institucional entre os dois Estados, nas relações pessoais entre os dirigentes, sempre com a necessária clarividência que são as instituições que tornam as relações perenes e permitem a verdadeira aproximação entre os povos.

No seu entender, para que as sociedades identifiquem e construam interesses comuns, é necessário ter de ter transportes regulares a ligar os dois países, e cabe aos poderes públicos promover e incentivar o aparecimento de meios de imobilidade, tanto aéreos como marítimos, que liguem praia a Abidjan.

A nível parlamentar, adiantou que os dois países vão assinar ainda esta manhã, o memorando de entendimento que vai servir de base para uma cooperação e troca de experiências mais permanentes e sistematizadas de uma versão entre as casas parlamentares.

Os compromissos nele assumidos deverão dar lugar, tão breve quanto possível, indicou, a um programa de cooperação entre os serviços e instituições parlamentares competentes.

Serão criadas também as condições para uma melhor concertação nos foros internacionais, nomeadamente a União Interparlamentar, Parlamento Pan-Africano, da CEDEAO e na Assembleia Parlamentar da Francofonia.

Adama Bictogo, foi ainda recebido na manhã de hoje pelo Presidente da República, José Maria Neves.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
7 days 8 hours

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
14 days 6 hours

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
14 days 9 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências