quarta-feira, 17 abril 2024

Quase 90% dos brasileiros já acreditaram em conteúdos falsos – estudo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um estudo divulgado pelo Instituto Locomotiva indica que quase 90% da população brasileira admitiu que já acreditou em conteúdos falsos em algum momento da sua vida. 

O estudo, divulgado de forma exclusiva pela Agência Brasil, detalha que, do total, 64% acreditou falsamente em conteúdos de venda de produtos, 63% sobre propostas em campanhas eleitorais, 62% em informações sobre políticas públicas, como vacinação, 62% relativamente a escândalos envolvendo políticos, 57% acreditou em conteúdos falsos sobre economia e 51% em informações falsas sobre segurança pública e sistema penitenciário.

Para enfrentar essa questão, há um desafio para as instituições públicas de formular estratégias que incluam a promoção da educação mediática e a verificação rigorosa das fontes de informação, para fortalecer a comunicação do país e garantir que a população receba informações precisas e confiáveis”, afirmou presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, em declarações à agência de notícias do Governo brasileiro.

Ainda assim, 62% dos inquiridos acreditam na sua capacidade de diferenciar informações falsas, ou verdadeiras.

No estudo, no qual foram ouvidas 1.032 pessoas com 18 anos de idade ou mais, sublinha-se que “o maior risco da desinformação para 26% da população é a eleição de maus políticos, enquanto 22% acreditam que o perigo maior e atingir a reputação de alguém e 16% avaliam como maior problema a possibilidade de causar medo na população em relação a própria segurança”.

Mais de 35% disse que se sentiu ingénuo por ter acreditado em notícias falsas, 31% sentiu raiva e 22% vergonha.

Um em cada quatro pessoas indicou ter sido acusado de espalhar notícias falsas por uma visão de mundo diferente de outras pessoas.

A Semana com Lusa

2 de Abril de 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
6 days 1 hour

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
6 days 1 hour

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
6 days 23 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências