segunda-feira, 28 abril 2025

Trump pede uso gratuito dos canais do Panamá e do Suez para navios dos EUA

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu este sábado, passagem gratuita para os navios norte-americanos através dos canais do Panamá e do Suez e disse ao chefe da diplomacia Marco Rubio para abordar o tema "imediatamente".

"Os navios americanos, tanto militares como comerciais, deveriam ter permissão para transitar, gratuitamente, pelos canais do Panamá e do Suez", afirmou o presidente norte-americano, numa publicação na rede TruthSocial.

Estes canais "não existiriam sem os Estados Unidos da América", rematou Trump.

Perante isso, "pedi ao secretário de Estado Marco Rubio que assuma" este assunto, acrescentou.

Ainda antes de tomar posse, a 20 de janeiro, Donald Trump aumentou a pressão sobre o Panamá, ameaçando "retomar" o canal construído pelos Estados Unidos, inaugurado em 1914 e que se manteve sob controlo norte-americano até 1999.

O Panamá recuperou o canal nesse ano, ao abrigo de um acordo de 1977 com o presidente Jimmy Carter. Os Estados Unidos e a China são os dois principais utilizadores do canal, por onde passa 5% do comércio marítimo global.

No início de abril, Washington obteve autorização do Panamá para mobilizar tropas americanas em torno desta via estratégica.

O Canal do Suez, controlado pelo Egito desde 1956, movimentava cerca de 10% do comércio marítimo global até que os rebeldes Houthi do Iémen começaram a atacar navios, alegando estar a agir em "solidariedade" com os palestinianos na Faixa de Gaza.

Os Estados Unidos intervieram, juntamente com outros países, para tentar proteger esta rota marítima, mas o tráfego caiu a pique, reduzindo drasticamente uma fonte vital de moeda estrangeira para o Cairo, que caiu na pior crise económica da sua história.

A Semana com Lusa

Sissoko
Trump: O Cagão Imperial que Pensa que o Mundo lhe Deve Tudo
Mas que filho da ****** do******, a sério! Trump acha-se o rei do mundo, tipo um puto mimado que perdeu o brinquedo na areia da praia. Cagão de primeira, ainda tem a lata de dizer que os canais só existem por causa dos Estados Unidos, como se o resto da humanidade tivesse andado a plantar batatas até ele nascer.

Então agora o mundo inteiro tem de abrir as pernas para os navios americanos, porque o "grande império" decidiu que sim? Que se******, pá! O Panamá é soberano, o Egipto também, e o tempo em que andavam a construir canais para servir os caprichos coloniais já acabou há muito. Se quer andar à borla, que vá remar no Mississípi, seu atrasado mental!

E ainda manda o palhaço do Marco Rubio tratar do assunto, como se fosse uma ordem imperial. Uns panascas de******, inchados de arrogância e estupidez, que só sabem viver às custas dos outros.
O mundo não gira à volta da América, e muito menos à volta do teu ego inflado, ó traste anacrónico.

0

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jmn
11 hours 35 minutes

Ó cagão de terno e gravata, então vêm agora vender conversa de "Economia Azul" enquanto continuam a empurrar o quilo de a ...

Sissoko
11 hours 40 minutes

Mas que filho da ****** do******, a sério! Trump acha-se o rei do mundo, tipo um puto mimado que perdeu o brinquedo na areia ...

Terra
12 hours 52 minutes

E isso que devemos fazer para que os bandidos fosse para o lugar que merece muito obrigado?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos