quarta-feira, 16 abril 2025

Grupo cinematográfico do Brasil elege Cabo Verde palco da 6ª Mostra Ousmane Sembene de Cinema

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O grupo cinematográfico Coletivo CineMalês, de Salvador da Bahia, Brasil, elege Cabo Verde para ser palco da 6ª Mostra Ousmane Sembene de Cinema, cujas exibições arrancam esta quarta-feira, contando também com filmes de realizadores cabo-verdianos.

Esta edição que acontece na cidade da Praia, em parceria com a Associação Pilorinhu Achada Grande, Cineclub Mankara, sob o lema “Diálogos Transatlânticos Bahia – Cabo Verde”, apresenta sessões temáticas que exploram “narrativas potentes”, como a Sessão Pajubá, Mulherismo, Batantidade, Chovem Memórias e Das Crias, culminando com uma sessão de encerramento especial.

Segundo o idealizador e coordenador do CineMalês e da Mostra Ousmane Sembène de Cinema, Assaggi Piá, o evento que prioriza produções africanas e afrodescendentes, conta com a exibição de 25 filmes, sendo 23 curta-metragens e duas longa-metragens, divididos em cinco dias.

O projecto, que acontece na Bahia, e a primeira vez em Cabo Verde, tem como objectivo incentivar a arte cinematográfica negra e indígena e propõe-se a estimular a reflexão, o resgate histórico, a democratização de acesso à cultura e a utilização do cinema como ferramenta cultural, educacional e lúdica.

Nessa perspectiva de fortalecimento das identidades e conexões afro-indígenas, a gente vai exibir esses filmes e debater os temas, diversas manifestações culturais e sociais como LGBTQIA+, a questão do mulherismo, memória e ancestralidade, também sobre questões infantis”, explicou Assaggi Piá.

Nesta base, uma equipa constituída por quatro elementos entre idealizadores da mostra, produtores e realizadores encontra-se na cidade da Praia para participar das exibições e debates, estreitando laços, proporcionando a troca de experiências entre as cinematografias dos dois países. 

As exibições decorrem até 16 deste mês, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, Pelourinho e o Instituto Guimarães Rosa, proporcionando ao público a oportunidade de se conectar com obras cinematográficas que dialogam com as realidades de ambos os territórios.

Assaggi Piá, que falava em entrevista à Inforpress, aproveitou o momento para apelar às pessoas a comparecerem nas sessões por forma a conhecerem um pouco da produção cinematográfica realizada na Bahia e no Brasil.

“Possam vir com a gente debater esses temas que são importantes para ambos os países”, incentivou o produtor executivo, roteirista, montador e director de cinema.

A Mostra Ousmane Sembene de Cinema é uma iniciativa do Colectivo CineMalês e acontece anualmente na cidade de São Francisco do Conde – Bahia, Brasil, desde 2018, cujas acções incluem projecções de filmes africanos e diaspóricos, roda de conversa e formações de iniciação audiovisuais.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

luis abreu
6 days 10 hours

continue assim sr. ministro demorou sim demorou mas nunca é tarde para é nossa terra de esperança bem haja Jorge Figueired ...

Guineense
7 days 9 hours

Ah pois, claro... a Guiné-Bissau não tem patrulheiros com mais de 20 metros, não consegue controlar a pesca ilegal na sua ...

Cuxim
7 days 9 hours

Perante o que está a acontecer em São Vicente, é impossível manter-se calado. A população mindelense está literalmente ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos