O grupo cinematográfico Coletivo CineMalês, de Salvador da Bahia, Brasil, elege Cabo Verde para ser palco da 6ª Mostra Ousmane Sembene de Cinema, cujas exibições arrancam esta quarta-feira, contando também com filmes de realizadores cabo-verdianos.
Esta edição que acontece na cidade da Praia, em parceria com a Associação Pilorinhu Achada Grande, Cineclub Mankara, sob o lema “Diálogos Transatlânticos Bahia – Cabo Verde”, apresenta sessões temáticas que exploram “narrativas potentes”, como a Sessão Pajubá, Mulherismo, Batantidade, Chovem Memórias e Das Crias, culminando com uma sessão de encerramento especial.
Segundo o idealizador e coordenador do CineMalês e da Mostra Ousmane Sembène de Cinema, Assaggi Piá, o evento que prioriza produções africanas e afrodescendentes, conta com a exibição de 25 filmes, sendo 23 curta-metragens e duas longa-metragens, divididos em cinco dias.
O projecto, que acontece na Bahia, e a primeira vez em Cabo Verde, tem como objectivo incentivar a arte cinematográfica negra e indígena e propõe-se a estimular a reflexão, o resgate histórico, a democratização de acesso à cultura e a utilização do cinema como ferramenta cultural, educacional e lúdica.
“Nessa perspectiva de fortalecimento das identidades e conexões afro-indígenas, a gente vai exibir esses filmes e debater os temas, diversas manifestações culturais e sociais como LGBTQIA+, a questão do mulherismo, memória e ancestralidade, também sobre questões infantis”, explicou Assaggi Piá.
Nesta base, uma equipa constituída por quatro elementos entre idealizadores da mostra, produtores e realizadores encontra-se na cidade da Praia para participar das exibições e debates, estreitando laços, proporcionando a troca de experiências entre as cinematografias dos dois países.
As exibições decorrem até 16 deste mês, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, Pelourinho e o Instituto Guimarães Rosa, proporcionando ao público a oportunidade de se conectar com obras cinematográficas que dialogam com as realidades de ambos os territórios.
Assaggi Piá, que falava em entrevista à Inforpress, aproveitou o momento para apelar às pessoas a comparecerem nas sessões por forma a conhecerem um pouco da produção cinematográfica realizada na Bahia e no Brasil.
“Possam vir com a gente debater esses temas que são importantes para ambos os países”, incentivou o produtor executivo, roteirista, montador e director de cinema.
A Mostra Ousmane Sembene de Cinema é uma iniciativa do Colectivo CineMalês e acontece anualmente na cidade de São Francisco do Conde – Bahia, Brasil, desde 2018, cujas acções incluem projecções de filmes africanos e diaspóricos, roda de conversa e formações de iniciação audiovisuais.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments