segunda-feira, 07 julho 2025

Mais de 300 mil refugiados regressaram à Síria desde dezembro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Mais de 300 mil refugiados sírios regressaram ao país desde a queda do regime do Presidente Bashar al-Assad, no início de dezembro, declarou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

“Desde 08 de dezembro, já foram ultrapassados os 300 mil regressos [de refugiados sírios]. Em termos de pessoas deslocadas internamente, estamos agora em quase 900.000 que voltaram desde o final de novembro. Portanto, no total, 1,2 milhões de pessoas regressaram desde o início de dezembro", explicou a porta-voz do ACNUR, Celine Schmitt, numa conferência de imprensa, em Genebra.

Quase metade dos refugiados que regressou ao país veio da Turquia, de acordo com os números divulgados quinta-feira pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

"Desde 08 de dezembro, mais de 133 mil sírios regressaram voluntariamente ao seu país. À medida que a estabilidade se instala na Síria, este número aumentará. Não forçaremos ninguém, mas se os nossos irmãos e irmãs desejarem regressar, facilitaremos esta viagem", declarou Erdogan.

Quase três milhões de sírios procuraram refúgio na Turquia durante a guerra civil síria, que teve início em 2011 e terminou em dezembro com a fuga do Presidente Bashar al-Assad para a Rússia.

Um conjunto de forças rebeldes, lideradas pela Organização para a Libertação do Levante (HTS) tomou o poder na Síria em 08 de dezembro.

O Presidente interino da Síria, Ahmed al-Chaara, nomeou uma comissão de especialistas para preparar um projeto de Constituição para a fase de transição do país.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
4 days

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 18 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos