domingo, 06 julho 2025

Óbito: Ministério da Cultura lamenta perda do artista Vaiss Dias

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas lamentou hoje a morte do músico cabo-verdiano Osvaldo Marcos Dias, conhecido por Vaiss, falecido esta sexta-feira, 03, em Lisboa, vítima de uma doença prolongada.

Segundo a Inforpress, Vaiss Dias, cantor, instrumentista e compositor, nasceu na Ribeira Grande, Santo Antão, em 1965, e faleceu esta sexta-feira, em Lisboa, Portugal, onde fez da música a sua profissão desde que se transferiu para a capital portuguesa, em 1988, a convite do renomado artista cabo-verdiano Bana.

Na sua página oficial, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas manifestou solidariedade à família enlutada endereçando as mais sentidas condolências.

Também o Centro Cultural de Cabo Verde em Portugal (CCCV) lamentou profundamente o falecimento do artista, realçando que o céu “reclamou mais uma estrela da música cabo-verdiana, que brilhará junto das outras maiores que já partiram”.

Além destas instituições vários artistas nacionais já manifestaram pesar pela sua morte, como, Cremilda Medina e Nancy Vieira.

Conforme a mesma fonte fonte, Vaiss colaborou com vários artistas nacionais como Ildo Lobo, Nancy Vieira, Sara Tavares, Lura, entre outros, e foi integrante da banda suporte da diva Cesária Évora, como instrumentista e compositor.

O seu primeiro álbum a solo intitula-se “Sodade cá bô frontá’m”.

Em 2015, na premiação Cabo Verde Music Awards, foi considerado o melhor produtor musical, pelo seu trabalho no álbum Panu Tera, de Rui Cruz.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 8 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 14 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 2 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos