domingo, 06 julho 2025

Portugal: Luís Álvaro Campos Ferreira substitui Victor Ramalho como secretário-geral da UCCLA

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O português Luís Álvaro Campo Ferreira substitui Vítor Ramalho como secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), à frente da organização durante 12 anos.

Numa mensagem dirigida aos membros da UCCLA, o novo secretário-geral disse que é com honra e responsabilidade que assume as novas funções, instituição que considera que ao longo dos seus 39 anos, tem desempenhado “um papel fundamental” na promoção da cooperação, solidariedade e diálogo entre cidades, empresas e comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo.

“O compromisso que me guia neste novo desafio é o de reforçar essa missão, aprofundando os objectivos e adaptando-a aos desafios actuais. Quero deixar uma palavra de agradecimento às nossas cidades e às nossas empresas e a todos os nossos parceiros de jornada que, em conjunto, têm contribuído para o fortalecimento da UCCLA. Vamos reforçar ainda mais os laços que nos unem, com um olhar firme no futuro”, disse.

Para o antigo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal Luís Álvaro Campo Ferreira, unidos pela língua, pela história e pela memória, em conjunto será possível fazer ainda mais enquanto comunidade global.

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, no dia 20 de Novembro, em cerimónia no Palácio de Belém, o secretário-geral da UCCLA cessante, Vítor Ramalho, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua história e dos seus valores.

A UCCLA, fundada em 1985, conta com 91 membros, sendo 67 cidades e 24 empresas, de Cabo Verde, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Moçambique, Brasil, São Tomé e Príncipe, Macau (China) e Santiago de Compostela (Espanha), que partilham o objectivo de fortalecer a língua portuguesa como instrumento de união global.

De Cabo Verde, fazem parte a cidade do Mindelo (São Vicente), cidade da Praia, Assomada e Ribeira Grande de Santiago (ilha de Santiago), Sal, São Filipe e a Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 14 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 1 hour

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos