O Núcleo de Professores de Cabo Verde, sensibilizado com os alunos do 12º ano, decidiu pelo lançamento das notas congeladas do II trimestre no SIGE, assegurando, entretanto, que esta luta “não terminou e está longe de terminar”.
Em nota de imprensa enviada à Inforpress, o Núcleo de Professores de Cabo Verde justifica ainda que o lançamento de notas no Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE) está a ser feito principalmente para não prejudicar os alunos de 12º ano, cujas provas gerais internas se iniciam hoje, considerando que neste momento deve-se proporcionar “serenidade e estabilidade” aos discentes.
No documento, os docentes esclarecem ainda que esta decisão foi tomada pensando nos alunos, e não devido às “ameaças e intimidações” promovidas pelo Ministério da Educação, asseverando que Cabo Verde é um país livre e democrático.
O Núcleo de Professores de Cabo Verde fez entender igualmente que esta luta pela resolução de pendências que se arrastam há anos e a execução da equiparação salarial como elemento do quadro especial da Administração Pública, “nunca” em momento algum houve “intenção” de prejudicar os alunos, não ao ponto de os impedir de dar continuidade aos seus estudos ou de dificultar o processo de candidatura ao ensino superior para os que agora concluem o 12º ano.
Prosseguiu, que tomar a atitude de greve às vigilâncias destas provas, resultaria em prejuízo apenas para os alunos e que isso não estão dispostos a fazer. Porém, acreditam que todas as formas de luta são válidas, deixando claro, que os colegas que entenderem manifestar-se através da greve devem fazê-lo.
O núcleo representativo dos professores denuncia ainda que a entidade patronal continua sem dar resposta real à resolução das pendências e reivindicações da classe docente e que “outras formas de luta surgirão em breve”.
De referir que o anúncio do congelamento das notas foi feito no dia 15 de Março, em conferência de imprensa, na Cidade da Praia pelo Núcleo Nacional de Professores de Cabo Verde.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments