O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu esta quinta-feira, na Boa Vista, que é preciso discutir e encontrar consensos para encontrar soluções para resolver constrangimentos da comunidade imigrada, nomeadamente, na aquisição de documentação e nacionalidade.
O Chefe de Estado, que cumpriu quatro dias de missão na ilha da Boa Vista, fez esta afirmação na sequência de um encontro que teve com a comunidade imigrada na ilha da Boa Vista em que os mesmos expuseram preocupações a nível da aquisição de documentação e nacionalidade.
José Maria Neves que disse ter ouvido um conjunto de questões que criam obstáculos à melhor inserção desta comunidade, desde o atendimento nos serviços públicos, particularmente nos da saúde, bem como o atendimento nas fronteiras e o acesso à documentação e à nacionalidade.
“Há questões que têm a ver com a legislação. A lei da nacionalidade é uma lei complexa que exige um consenso da maioria qualificada do parlamento que é preciso discutir e encontrar consensos para que sejam resolvidas. Há outras que são de ordem burocrática e cultural da nossa administração pública que se referem ao atendimento de diferentes serviços”, disse, referindo-se à necessidade de resolver e remover estes constrangimentos para garantir um tratamento igual a todos aqueles que residem e trabalham em Cabo Verde.
O Presidente da República referiu ainda que há outras questões indicadas e que afligem os imigrantes, nomeadamente, no que toca aos contratos de trabalho e a não cobertura da segurança social.
Perante estes desafios a serem resolvidos, José Maria Neves voltou a frisar que há que trabalhar no sentido de encontrar consensos entre os partidos políticos para introduzir melhorias lá onde for possível e fazer de tudo para garantir uma melhor inserção dos imigrantes em Cabo Verde.
A Semana com Inforpress
22 de março 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments