segunda-feira, 15 setembro 2025

São Vicente/Chuvas: PR defende melhoria da comunicação pública na gestão da crise na ilha

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente da República, José Maria Neves, manifestou hoje a sua satisfação pela onda de solidariedade em torno da São Vicente, mas defendeu a necessidade de melhorar a comunicação pública e a coordenação com a sociedade civil e a diáspora.

 

“Deve-se melhorar a comunicação pública, de modo que todos tenham acesso às principais ações em curso e as tenham em conta para o seu engajamento cívico e canalização de apoios”, sublinhou.

 

“Foi criado, e muito bem, pelo Governo, um Gabinete de Crise, que tem coordenado os trabalhos iniciais. É fundamental, todavia, melhorar os mecanismos de coordenação com a sociedade civil e as organizações da diáspora, para melhorar a capacidade de mobilização de meios e garantir uma melhor entrega às pessoas e às comunidades”, lê-se na  sua página de Facebook.

O chefe do Estado destacou ainda, a importância de reforçar a comunicação pública, para que todos possam acompanhar as acções em curso, e participar de forma mais eficaz no apoio à ilha.

“Deve-se melhorar a comunicação pública, de modo que todos tenham acesso às principais ações em curso e as tenham em conta para o seu engajamento cívico e canalização de apoios”, sublinhou. 

Segundo José Maria Neves, um manual contendo todos os dados sobre o que é necessário e os pontos de entrega seria muito útil, e a aplicação dos recursos mobilizados deve ser objecto de um relatório mensal para garantir transparência. 

Realçou, igualmente, que este é um momento de união e de concentração no essencial no alívio do sofrimento das pessoas que foram afectadas pelas tempestades.

Contudo, a médio e longo prazo, considera necessário avaliar as políticas públicas relacionadas com descentralização, planeamento e desenvolvimento urbano, gestão de solos, da habitação, do saneamento básico e da drenagem das águas pluviais. 

As fortes chuvas que atingiram São Vicente provocaram inundações em várias zonas da ilha, com perdas de vidas, danos em habitações e infraestruturas.

A sociedade civil, a diáspora e parceiros internacionais têm mobilizado apoios às populações afetadas.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
2 days 2 hours

Dja manshe oi nhas povo Cabo Verde e mesmo complicado nao que fazer com isso sr, Sofre calado, Oprezidente que nos temos nao ...

Terra
2 days 2 hours

Hahah Ropa sujo ta labado dento casa? promero urgente e politicos dentro de stado ki fazę kel ki nhos cre Hahah? Coitado ten ...

Terra
3 days 17 hours

Em nome de Deus nho djudano compo nó terra para todos nos segundo eo nosso desejo pa trano des pecado dos políticos que es ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos