O estudo da Afrosondagem apresentado esta terça-feira na Praia, resume, além da queda da confinaça e do desempemnho das instituições da Republica, a percepção crescente da corrupção com a Polica Nacional a surigir como o sector mais corrupto de Cabo Verde. O combate ao desemprpego constitiui a primeira das três prioridades dos cidadãos de acordo com a mesma pesquisa.
Conforme o refeirdo estudo, eis as quatro questões chaves destacadas, segundo os cabo-verdianos.
-
Queda na confiança e no desempenho das instituições:O Presidente e o Primeiro-Ministro registraram reduções significativas em ambos os indicadores,com a confiança caindo para 40% e 31%, respetivamente, e o desempenho para 55% e 47%.
-
Diminuição da confiança nas forças armadas: Embora ainda sejam a instituição mais confiável, as forças armadas também sofreram uma queda significativa na confiança pública ( de 74% para 54%) durante o período analisado (2022-2024).
-
Percepção crescente de corrupção: A polícia é vista como o setor mais afetado pela corrupção (reduçao do desempenho de 60% para 45%) e a avaliação negativa sobre o desempenho do governo na luta contra a corrupção aumentou consideravelmente.
-
Prioridades dos cidadãos:Mais de metade dos cabo-verdianos aponta o desemprego como o problema mais importante do país (55%), seguido por saúde (51%) e crime e segurança (48%), com uma parte da população expressando insatisfação com a proteção infantil contra abusos sexuais.
O mais recente estudo da Afrosondagem foi apresentado esta terça-feira,17, no salão de Banquetes da Assembleia Nacional, na Praia. No dia 20, serão apresentados os resultados sobre a migração/emigração num dos hotéis da Capital.
Metodologia aplicada: Amostra representativa a nível nacional de cidadãos adultos (com 18 anos ou mais). ▪ Entrevistas presenciais na língua escolhida pelo entrevistado. ▪ Questionário padrão permite comparações entre países e ao longo do tempo. ▪ Tamanhos de amostra de 1.200 a 2.400 produzem resultados a nível nacional com margens de erro amostral de +/-2 a +/-3 pontos percentuais.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments