Neivo Araújo, candidato do MpD à Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, afirma que vai concretizar o que chama de nova esperança para o concelho do Tarrafal. Uma nova esperança no desenvolvimento, nos projetos, na concretização de investimentos, na esperança também na aplicação dos recursos que o Governo transfere para a Câmara Municipal, declarou Araújo em entrevista exclusiva a este Jornal.
Entrevista conduzida por Silvana Gonçalves /Redação
O candidato do MpD aposta em um ousado Programa de Governação, que se baseia em 9 eixos, como Infraestruturas e Infraestruturação; Segurança e Tranquilidade Pública; Habitação e Inclusão Social; Turismo; Juventude, Cultura e Desporto; Saneamento; Saúde e Bem-estar; Economia azul e Água, Agricultura e Pecuária. Veja pormenores na entrevista que se segue.
“É um programa para trabalhar para o município no seu todo, nas mais diversas vertentes, de modo a que as pessoas, as comunidades, as famílias, sobretudo, possam ter mais e melhor bem-estar, mais felicidade e mais orgulho na sua terra”, explica.
Falemos das razões principais da sua candidatura ao cargo de presidente da câmara?
- A principal razão ou motivação desta nossa candidatura tem que ver com o amor que temos por este nosso município de uma forma particular e por São Nicolau, de modo geral.
Estamos aqui para servir e para acrescentar valores ao processo de desenvolvimento desta parcela do território nacional. Estamos aqui para liderar este novo tempo de desenvolvimento local, focado nas pessoas e na sua felicidade.
É uma grande honra poder servir o Tarrafal como presidente de Câmara Municipal, e temos a firme convicção de que somos a melhor candidatura, que lideramos o melhor e mais ousado programa de governação municipal, e que sempre junto das nossas pessoas, vamos concretizar o que chamamos de nova esperança para o concelho do Tarrafal.
Uma nova esperança no desenvolvimento, nos projetos, na concretização de investimentos, na esperança também na aplicação dos recursos que o Governo transfere para a Câmara Municipal.
A nossa ambição com esta candidatura é servir o Município do Tarrafal e as pessoas. Estamos a nos disponibilizar para dedicarmos o melhor de nós para servir este concelho, em profunda sintonia com o nosso lema “Pelo Tarrafal, Pelas Pessoas”.
Quis são as principais apostas da sua candidatura para o concelho?
- O nosso Programa de Governação é extenso, mas estriba-se, essencialmente, em 9 eixos, como infraestruturas e infraestruturação; segurança e tranquilidade pública; habitação e inclusão social; turismo; juventude, cultura e desporto; Saneamento; saúde e bem-estar; economia azul e água, agricultura e pecuária.
É um programa para trabalhar para o município no seu todo nas mais diversas vertentes, de modo a que as pessoas, as comunidades, as famílias, sobretudo, possam ter mais e melhor bem-estar, mais felicidade e mais orgulho na sua terra.
A juventude é um eixo estratégico, central, diria, do nosso programa. Apostamos fortemente nos jovens para capacitar esta classe para os desafios da atualidade, mas com forte confiança no futuro. Queremos um futuro brilhante para a nossa juventude. Vamos realizar fortes investimentos no desporto, na educação/formação, na saúde precisamente tendo os jovens como foco e prioridade.
Queremos os jovens a estudar, a formar, a organizar profissionalmente as suas vidas, a estruturar suas famílias. Queremos os jovens a prosperar.
A família é outro vetor muito relevante da nossa governação. A família é o principal núcleo de uma sociedade. Precisamos resgatar valores, ensinar valores se necessário for, mas vamos investir na família. Queremos famílias estruturadas.
A par da família, teremos importantes investimentos na área social, infância e terceira idade, com particular atenção para o cuidado das pessoas. Vamos cuidar das pessoas no Município do Tarrafal.
“Temos a fábrica SUCLA (Sociedade Ultramarina de Conservas) a completar 90 anos em 2025, uma grande referência da economia da nossa ilha. Vamos advogar em favor da SUCLA junto do Governo, em particular, para que esta empresa possa ter acesso a matéria-prima e poder aumentar a sua produção, e com isto, aumentar os empregos diretos, muito importantes para dinamizar a economia das famílias”, garante.
Qual é a nova visão que a sua candidatura preconiza para o concelho?
- É claramente uma visão de desenvolvimento. Vamos desenvolver um forte programa de dinamização da economia, para captar novos investimentos, capaz de gerar riqueza local.
Teremos que ser capazes de atrair investidores para os setores da economia marítima, e a partir do mar gerar riqueza, mais emprego, sobretudo. O nosso mar é rico e temos que ser capazes de aproveitar este mar que a natureza nos põe à disposição para criar novas oportunidades para esta terra e suas gentes.
Podemos aproveitar outras áreas, naturalmente, como o turismo, e neste particular iremos dinamizar o turismo de natureza em São Nicolau, com foco no Tarrafal, aproveitar o Monte Gordo, as belezas de Fragata e Ribeira Prata, mas também Fontainhas, da zona do Carbeirinho, uma das 7 maravilhas de Cabo Verde, a par da praia balnear de Boxe d’ Rotcha.
Temos a fábrica SUCLA (Sociedade Ultramarina de Conservas) a completar 90 anos em 2025, uma grande referência da economia da nossa ilha. Vamos advogar em favor da SUCLA junto do Governo, em particular, para que esta empresa possa ter acesso a matéria-prima e poder aumentar a sua produção, e com isto, aumentar os empregos diretos, muito importantes para dinamizar a economia das famílias.
No tocante ao diálogo democrático democraticio, a sua candidatura vai viabilizar a governação do concelho caso ganhe ou perca as eleições de 1 de dezembro?
- Não há dúvidas que vamos vencer estas eleições, não só vamos viabilizar como vamos fazer uma excelente governação para honrar e prestigiar a nossa gente.
Que mensagem dirige aos munícipes?
- Em primeiro lugar, de muita confiança. Confiança em mim enquanto líder desta equipa. Serei o guardião desta confiança da população em nós depositada, para todos respondermos com trabalho árduo.
Em segundo, apelar ao voto no dia 1. É necessário que cada pessoa, em condições de exercer este seu direito, ir às urnas, votar e votar em consciência. Que ninguém permita ser condicionado no seu voto. É este voto que vai dar-nos autoridade de representar e defender as pessoas, dá-nos condições para defender todos os interesses do Tarrafal e dos tarrafalenses.
Somos a melhor candidatura para servir e liderar o Tarrafal no horizonte 2024/2028.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments