Os movimentos com cartões na rede cabo-verdiana vinti4 cresceram em cerca de um quinto, em outubro, em termos homólogos, reforçando a tendência de crescimento, segundo dados divulgados hoje pelo banco central.
As operações com cartões internacionais cresceram 19% em relação ao mesmo mês de 2023, para 1,8 mil milhões de escudos (16,7 milhões de euros), reflexo de um aumento do turismo no arquipélago, que também tem impulsionado as previsões de crescimento económico.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco de Cabo Verde (BCV) reviram, este mês, em alta, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, para 6% e 6,1%, respetivamente.
O maior crescimento na utilização de cartões estrangeiros verificou-se nos pagamentos em terminais POS, que em outubro cresceram 25% em termos homólogos.
No mesmo período, os movimentos com cartões nacionais cresceram 18% para 15 mil milhões de escudos (136 milhões de euros).
O Governo cabo-verdiano reafirmou, em outubro, a ambição de substituir o dinheiro físico por transações digitais seguras e eficientes no prazo de seis anos, ao publicar a nova Estratégia de Economia Digital do arquipélago.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments